1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Hospital Bom Jesus suspende atendimento em cardiologia

A partir desta quinta-feira, dia 7 de fevereiro, o setor de cardiologia do Hospital Bom Jesus não atenderá mais aos 18 municípios da 20ª Regional de Saúde (RS) de Toledo. Desta forma, a demanda destas cidades deverá ser encaminhada diretamente ao Hospital Nossa Senhora da Salete, em Cascavel. Segundo Michelle Okano Anzanello, superintendente da instituição, em um primeiro momento houve a intenção que o prazo do pedido de descredenciamento fosse prorrogado para mais 30 dias, no entanto, como não aconteceu um acordo durante a realização da Assembleia do Consórcio Intermunicipal de Saúde Costa Oeste do Paraná (Ciscopar), a ação foi descartada. O encontro foi realizado nesta quarta-feira (06), no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit).

06/02/2013 - 12:18


O que está por vir
Segundo a superintendente do Hospital Bom Jesus, todas as equipes médicas solicitam melhores condições estruturais, com a obtenção de mais leitos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). “Temos local e equipe disponíveis, mas precisamos dos equipamentos. Para que o Estado possa realizar esta doação é necessário o credenciamento em filantropia”, observa. “O processo está em fase final no Ministério da Saúde, mas sem estimativa de data”, complementa.
Outro processo em pauta com os 18 municípios pertencentes à 20ª Regional de Saúde é o aporte financeiro que cobre o plantão de sobreaviso. “Hoje, o profissional recebe somente por consulta. Mas é previsto em Lei que, a partir do momento, em que o médico está disponível à instituição é necessário que se pague correspondente a um terço do valor do plantão presencial”, explica. Uma contraproposta será apresentada pela comissão do Ciscopar no próximo dia 1º de março.
Em números
A cada dia, a cardiologia do Hospital Bom Jesus registra o atendimento de aproximadamente 2,9 pacientes em urgência e emergência. Já os internamentos chegam em 60 por mês. Hoje, dos 18 municípios cobertos pela abrangência da 20ª RS, apenas oito possuem hospitais credenciados ao Sistema Único de Saúde (SUS).

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29