1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

POLÍTICA

Assembleia anuncia pauta da sessão plenária desta segunda

Dois projetos de lei que propõem a criação e a transformação de cargos na estrutura do Ministério Público do Estado do Paraná serão analisados e votados pelos deputados na sessão ordinária desta segunda-feira (18), da Assembleia Legislativa. Essas proposições estão na Ordem do Dia – a pauta de votações do Plenário – que traz ainda outras seis matérias.

16/02/2013 - 12:19


Através da proposição de nº 635/12, que está em segunda discussão, o MP cria, no quadro dos seus servidores, 85 cargos de provimento efetivo e mais 69 cargos de provimento em comissão, bem como transforma 34 cargos de provimento efetivo e dá outras providências. O documento enviado à Assembleia, e assinado pelo procurador-geral Gilberto Giacoia, informa que a proposta visa “suprir as necessidades decorrentes da defasagem dos cargos do Ministério Público em relação ao Poder Judiciário, a par da implementação de mais uma nova etapa da remodelação e ampliação da estrutura organizacional da Procuradoria-Geral de Justiça, iniciada com a Lei nº 15.913, de 28 de julho de 2008, agora com vistas a compatibilizá-la com as diretrizes institucionais advindas do novo Plano Estratégico do Ministério Público do Paraná – Projeto GEMPAR 2018, aprovado em 15 de dezembro de 2009, que prevê, a par da modernização administrativa, a ampliação, racionalização e otimização da atuação ministerial tanto na esfera judicial quanto na extrajudicial”.

Médicos – Por outro lado, o projeto de lei de nº 507/12, também do Ministério Público, altera a denominação e as atribuições dos cargos de provimento em comissão, símbolo DAS-4, privativos de médicos, previstos no inciso II, do art. 1º, da Lei nº 13.984, de 30 de dezembro de 2002. De acordo com o MP, com a Emenda Constitucional nº 45, de 8 de dezembro de 2004 (conhecida como Reforma do Judiciário), que deu nova redação ao disposto no art. 114, da Constituição Federal, restou explicitada a competência da Justiça do Trabalho para o processo e julgamento das ações de indenização por danos morais e patrimoniais decorrentes de acidente de trabalho, proposta por empregado em face de seu (ex-)empregador. Assim, tendo desaparecido a atribuição do MP para oficiar nas causas de acidente de trabalho, exauriu-se também a função do médico do trabalho do cargo de provimento em comissão.
Porém, de acordo com o MP, considerando as inúmeras e intensas atribuições desempenhadas pelo Ministério Público Estadual na área da saúde pública, com o significativo aumento de demandas e suas viabilidades técnicas, o caso não é de simples extinção do cargo, mas de redefinição de sua denominação e atribuições. Acrescenta ainda que embora a função de médico sanitarista do cargo em provimento em comissão, prevista no mesmo dispositivo legal, ainda persista, considera que convém, em razão das exigências de novas demandas e de acordo com a nova sistemática adotada, seja redefinida como de médico, possibilitando assim o alargamento da amplitude de sua atuação. Por isso, os médicos passarão a desempenhar suas funções de assessor no Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Proteção à Saúde Pública.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sem nome %281144 x 250 px%29