Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Acordo de paz para se negociação com as Farc não avançar, diz presidente da Colômbia

O presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, disse que se as negociações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) não avançarem, não dará andamento no acordo de paz com a guerrilha, que vem sendo articulado em Havana (Cuba), segundo informações da televisão estatal Telesur. “A medida que avançarmos, estaremos satisfeitos. Sem avanços, paramos a mesa [de negociação]”, disse o presidente. “O que esperamos é avançar em Cuba para chegar a um acordo. E assim se firmar a paz por meio de acordos, e não de cartas, manifestações, e sim de acordos concretos”.

24/02/2013 - 06:31


Santos acrescentou que “as regras do jogo são muito claras”. “Aqui não há trégua de nenhuma natureza, nem militar, judicial e nem verbal. Essas são as condições impostas desde o início”.
As Farc reagiram na sexta-feira (22) ao anúncio do governo colombiano de que irá entregar a camponeses 500 mil hectares de terra que teriam sido usurpados pela guerrilha. Segundo comunicado do líder máximo das Farc, Timoleón Jiménez, conhecido como Timochenko, a atitude “coloca em dúvida se o governo quer mesmo a paz”.
No comunicado, a guerrilha pediu a criação de uma comissão composta por representantes do governo, das Farc e de organizações sociais para investigar a situação real das terras em San Vicente de Caguán, departamento de Caquetá, Sudeste do país, onde o presidente Juan Manuel Santos anunciou a entrega de títulos aos camponeses.

Da Agência Brasil

Sem nome %281144 x 250 px%29