Img 3650

GERAL

Aeroporto de Toledo está entre os melhores para pouso e decolagem de aeronaves no Brasil, declaram autoridades

Após o anúncio do prefeito Beto Lunitti de que Toledo foi contemplado com o Programa de Investimentos em Aeroportos do Governo Federal, nesta terça-feira (26), o técnico do Banco do Brasil, Erick Silva de Oliveira, veio conhecer o aeroporto municipal Luiz Dalcanelle Filho. Segundo Oliveira, a licitação e a fiscalização da obra serão responsabilidades do banco. Caberá ao Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) fazer uma análise do aeroporto e conhecer as potencialidades da cidade e região. Ele declara que o desenvolvimento regional foi o fator decisivo para que Toledo fizesse parte do Plano Aeroportuário. O prefeito Beto Lunitti, destaca que não quer ser ‘o pai da criança’, mas sim, uma peça importante na continuidade da história de luta pelo aeroporto. “Temos o compromisso com a sociedade de desenvolver o projeto ideal”.

26/02/2013 - 14:44


O técnico do Banco do Brasil reafirma que o Município precisa elaborar um projeto de acordo com as orientações do ITA e da Universidade Federal de Santa Catarina UFSC – instituições habilitadas para desenvolver este trabalho. Ele lembra que as instituições ainda não foram contratadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Quando isto acontecer elas irão elaborar um cronograma de atividades, porém ainda não tem data”.
O secretário de desenvolvimento econômico, Edemar Rochenback, informa que o presidente do ITA Brasil, o brigadeiro, Adir da Silva, estará em Foz do Iguaçu em março e fará uma visita in loco ao aeroporto de Toledo. “Pretendemos discutir com ele a ampliação do aeroporto e o desenvolvimento do Plano Aeroportuário”.
O prefeito de Toledo, Beto Lunitti, afirma que neste momento é preciso ter cautela na elaboração do projeto. Ele comenta que primeiramente pretende adequar a área para a construção de uma nova pista, a qual deverá contemplar o transporte de passageiros e cargas. “A equipe deste governo vai dialogar com o proprietário da área para negociar o espaço necessário”.
Ele declara que o Município não tem recursos suficientes para adquirir a área, mas em reunião com empresários na última sexta-feira, eles assumiram o compromisso de participar com recursos. “Entendo que hoje há um desembolso, mas no futuro haverá um retorno. O Município não se exime de sua responsabilidade e o que depender do Poder Público Municipal será feito”.
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), Rainer Zielasko, destaca que o aeroporto de Toledo possui boas condições climáticas para pouso e decolagem de aeronaves, além de estar bem localizado. “Muitos profissionais afirmam que o aeroporto de Toledo pode ser considerado o segundo melhor para pouso e decolagem. Acho que este cenário é imperdível e precisamos transformar este espaço num grande aeroporto regional”.
Zielasko salienta que o funcionamento do aeroporto é favorável aos empresários, mas também a população. Ele considera uma passagem aérea menor que de um ônibus. “É um projeto que atende toda a sociedade. É o momento para atrairmos investidores e promover o desenvolvimento da região”.
O presidente da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), Edésio Reichert, declara que a inclusão do Município no Plano Aeroportuário é um grande avanço para a cidade e região. “A Acit está completamente do lado deste projeto. Estamos discutindo com os empresários maneiras de disponibilizar recursos a gestão (aquilo que for possível) para viabilizar a aquisição da área e desenvolvimento do projeto. A população de Toledo e região merecem voar com segurança”.
Reichert declara que assim que algumas ações forem definidas, o diálogo será retomado com associações comerciais da região. “É um projeto que não é só de Toledo, mas regional”.
Execução do projeto
O técnico do Banco do Brasil, Erick, explica que a delimitação financeira para a recuperação ou construção de cada aeroporto do Estado será baseada no estudo de demandas dos institutos técnicos. Ele esclarece que os recursos terão como finalidade o desenvolvimento comercial do Município e região, ou seja, pode ser utilizado para o transporte de passageiros ou para cargas. “Teoricamente a delimitação financeira não existe para cada Município. Ela virá após a conclusão do estudo de cada aeroporto”.
O técnico acrescenta que após o Município concluir o projeto irá entrar na fila e o Banco do Brasil poderá iniciar o processo realizando a licitação. Ele alerta que as cidades que não estão com os projetos terminados não precisam se preocupar, porque o Programa prevê a licitação e execução das obras de todas. “Os Municípios que possuem projetos vão sair na frente na execução. Isto não quer dizer que os demais não serão contemplados”.
Ele acrescenta que as licitações não serão realizadas em um bloco somente, e sim, de acordo com a demanda de cada local. “O processo começa em 2013, mas não existe um tempo mínimo para a conclusão. Alguns aeroportos serão construídos, outros serão pintados ou alteração na pista. Cada obra tem o seu tempo de execução”.
O prefeito, Beto Lunitti, conclui se o Município possuísse um estudo socioeconômico com dados técnicos e potencialidades de Toledo e região seria um passo adiante. “Nós teríamos informações para repassar aos órgãos que farão o estudo de viabilidade para saber o porte do aeroporto. Contudo, não há mais tempo para fazer. Mas temos clareza de que cada passo será fundamental no resultado final do projeto”.
O prefeito ressalta que o Município deverá convencer os órgãos que farão a análise técnica e econômica do local da necessidade de ter um aeroporto regional.

Sem nome %281144 x 250 px%29