1144x150 %284%29

GERAL

Encontro no Acit formaliza novos Núcleos Setoriais

Mais de 50 empresários participaram da reunião de sensibilização e apresentação do Programa Empreender, que marcou a constituição formal de quatro novos Núcleos Setoriais, na Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), na noite de terça-feira (26). Os novos segmentos que buscam a união em forma de grupos organizados são Marcenarias e Estofarias, Centro de Formação de Condutores (Autoescolas), Escolas de Idiomas e Multissetorial do Jardim Porto Alegre. A partir de agora os Núcleos já iniciam a elaboração do planejamento estratégico para definirem ações a serem realizadas.

27/02/2013 - 10:16


Conforme destaca o presidente da Acit, Edésio Reichert, uma das mais importantes missões da entidade é contribuir para o desenvolvimento das empresas associadas e uma das ferramentas é o Programa Empreender. Por meio de metodologia específica, os empresários são sensibilizados para a prática de comportamentos e atitudes necessárias para se adequar aos desafios do mercado.
Ressalta ainda que a formação dos Núcleos Setoriais não acontece por imposição da entidade, ao contrário, deve partir da iniciativa dos empresários. “A formação dos grupos é fruto do entendimento dos empresários, da necessidade de buscarem soluções para dificuldades comuns e desenvolvimento em conjunto”,  explica Reichert.

Empresas diferenciadas
De acordo com o diretor do Empreender, Gilberto Menoncin,os Núcleos Setoriais constituem uma oportunidade de organizar setores específicos de forma que as empresas melhorem as atividades e os resultados. “Os segmentos se unem e passam a ter uma visão diferente, não como concorrentes, mas como parceiros que buscam melhorias, para sejam exemplo em organização interna, gestão, qualidade de atendimento, como temos visto entre os setores que já participam dos Núcleos”, frisa.
Na criação dos novos Núcleos Setoriais houve processos diferenciados. “Para nossa surpresa, alguns setores importantes, em pleno crescimento, procuraram a entidade com interesse em se unir e organizar”, explica Menoncin.
O Núcleo Setorial de Marcenarias e Estofarias, que teve atuação há tantos anos, foi reativado e já vem trabalhando há cerca de seis meses. A primeira ação está em andamento. Em parceria com a Acit e Senai, foi iniciado um curso de formação de mão de obra, tendo em vista a carência e necessidade das empresas neste aspecto.
Já o Núcleo Setorial de Escolas de Idiomas tem como uma dos primeiros reflexos um convênio firmado com a Acit, que proporciona benefícios para associados terem acesso aos cursos.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29