Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Prefeito apresenta a Catequese da Cidadania

O auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura Municipal, foi palco do lançamento de um dos principais projetos do plano de governo da atual gestão. Na terça-feira (05), na presença de secretários municipais, autoridades, imprensa e a população em geral, o prefeito Beto Lunitti explicou a “Catequese da Cidadania”, que tem o propósito de implantar uma forma de governo que estimule a consciência do cidadão enquanto agente político, não só de direitos e deveres, mas provocador e comprometido com a coletividade e com a responsabilidade social.

06/03/2013 - 16:05


A promoção da cidadania é fundamental para a melhoria da qualidade de vida e é papel do poder público oferecer instrumentos e informações para que haja a formação cidadã em cada pessoa. Participar das decisões, dialogar e opinar são atitudes que ajudam a construir, junto com o governo, um município melhor para todos. Ações como o respeito às normas de trânsito, cuidados com o meio ambiente e equipamentos públicos, reciclagem do lixo e a ajuda no controle e combate à dengue são algumas atitudes de cidadãos conscientes co-responsáveis por uma cidade melhor.  Dentro deste processo para implantação da “Catequese da Cidadania”, estão previstos o “Orçamento Participativo”, a “Agenda Pública – O Prefeito com a Comunidade” e a “Agenda Setorial”.
Beto lembrou que, a partir de agora, a prefeitura irá viver um momento, de abertura, onde todos os toledanos terão voz. “Novo tempo de democracia, liberdade e participação popular”, frisou.
Orçamento Participativo
O Orçamento Participativo (OP) é o momento em que cada cidadão tem a oportunidade de definir as ações que serão executadas pela prefeitura. O programa é um método utilizado pela prefeitura de Toledo para que cada munícipe tenha voz nas definições de obras e ações que serão implementadas. As reuniões acontecerão nos bairros e nas comunidades e permitirá um diálogo maior entre a população e a administração municipal.
Para uma melhor organização, o município foi dividido em dezoito grandes regiões, sendo nove na cidade e nove no interior. Acontecerão ao todo, 51 plenárias regionais onde serão definidos os delegados regionais, com a proporção de um para cada trinta participantes na cidade, e um para cada vinte no interior. Segundo o prefeito Beto Lunitti, os cidadãos poderão opinar sobre as obras em suas comunidades e para isso as associações de moradores precisam ser fortalecidas e agradeceu a União Toledana das Associações de Moradores (UTAM) pelo empenho nesta luta.
Os investimentos neste primeiro ano serão de R$ 4 milhões e os recursos serão divididos de acordo com a renda e a população do bairro atendido. “Tinhamos previsto um orçamento de R$ 3 milhões, aumentamos para este ano, e gradativamente, teremos avanços nestes valores para os próximos períodos”, explicou o assessor de Assuntos Comunitários Valtair Apolinário. Também estão previstas a formação e capacitação para permanente para conselheiros e delegados. O prefeito Beto lembrou que estes representantes, junto com a comunidade, terão o papel de fiscalizadores das obras e projetos da localidade.
No mês de março as reuniões acontecem no Jardim Coopagro, no Centro de Revitalização da Terceira Idade Dr. Ernesto Dall' Oglio, na terça-feira (12) às 20h. Na quinta-feira (14), a primeira reunião acontece às 18h30, no Centro Comunitário do Jardim Pancera, e na sequência, o encontro acontece com os moradores do Santa Maria, no salão da Comunidade Católica, às 20h. Na sexta-feira (15), às 18h30, a população do Tancredo Neves se reúne no Salão Comunitário às 18h30 e, às 20h a reunião é na Vila Becker, no Centro Comunitário.
Agendas
Durante o lançamento da “Catequese da Cidadania”, o prefeito Beto Lunitti anunciou que irá manter um diálogo aberto com os mais diversos setores entre eles os dezessete Núcleos Setoriais da Associação Comercial e Empresarial de Toledo e órgãos ligados à agricultura, indústria, construção civil, sindicatos e outras entidades da sociedade civil organizada.
Além disso, Beto se comprometeu a manter um estreito laço com as comunidades, através do Orçamento Participativo e também por encontros junto com secretários e demais componentes da equipe de governo. O prefeito também reafirmou que terá uma agenda que cuidará das situações típicas da gestão como obras, conversas reuniões para resolução de problemas e uma onde será planejada e estudada a cidade de Toledo para as próximas décadas.
Sobras orçamentárias
O prefeito Beto Lunitti afirmou que as sobras do orçamento de 2012 serão aplicadas para obras estruturais que atenderão bairros com problemas de alagamentos como o Fachini, Gisela e Jardim Porto Alegre. Beto aproveitou o momento para convocar a comunidade a se fazer presente na audiência pública para a formulação do Plano PluriAnual (PPA), que acontece no dia 26 de março, às 18h30, no Auditório Acary de Oliveira, na prefeitura Municipal. “É um grande momento e deveria ser de interesse de todos. Vamos, onde iremos acolher as sugestões dos cidadãos”, finalizou.

Sem nome %281144 x 250 px%29