1144x150 %284%29

GERAL

Florir Toledo e Coordenadoria de Paisagismo firmam parceria para produção de flores

O coordenador de Paisagismo de Toledo, Luiz Cláudio Bellotto, em visita à Secretaria de Comunicação Social (SECOM) na última quarta-feira (06), comunicou que a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) e o Projeto Florir estudam produzir as flores usadas nas praças e jardins do município.  Durante a entrevista, Bellotto explicou que o projeto está em análise, mas tudo indica que, até o final do mês de março, a parceria esteja firmada oficialmente. O principal objetivo é diminuir os gastos com a compra de mudas em outras cidades. “Com esta parceria nós pretendemos reduzir os gastos com as plantas e acelerar as ações de ajardinamento a serem realizadas no município”.

06/03/2013 - 20:08


Luiz Cláudio também frisou que, buscando um ambiente apropriado para que os jovens do Florir possam desenvolver suas atividades, existe a possibilidade de ampliação do Viveiro Municipal e a construção de novas estufas. Além das mudas, os adolescentes fariam a compostagem do adubo orgânico. “Por isso é tão importante a reforma do espaço”, frisou o coordenador.
Investimentos
Atualmente a Secretaria de Meio Ambiente (SMA) investe, em média R$ 80 mil anualmente com a compra de flores. Isso acontece porque Toledo possui 80 praças e jardins em que as mudas temporárias são trocadas a cada três meses de acordo com as estações do ano. Para este inverno já foram compradas mudas das flores Boca de Leão, Amor Perfeito e Cravina que serão distribuídas pela cidade.
De acordo com o coordenador elas serão distribuídas pelo Parque Ecológico Diva Paim Barth, Teatro Municipal de Toledo, Praça da Mulher, Memorial do Agricultor e a Praça Olinda Sperafico. A SMA ainda está com projetos para a plantação de flores nos trevos que dão acesso ao município.
Durante sua fala, Bellotto pediu ainda que as pessoas se conscientizem ajudem a manter e cuidar das intervenções paisagísticas. “Há alguns anos foram plantadas palmeiras em uma rotatória e elas foram roubadas. Nós precisamos também que a população colabore para manter a cidade bonita e cuidada”.
Esclarecimento
Luiz Cláudio Bellotto aproveitou a visita para esclarecer rumores de que a administração municipal não estaria cuidando de suas praças e jardins. Segundo o coordenador, atualmente existe um déficit de servidores na área de paisagismo. Apenas cinco pessoas cuidam dos jardins e praças municipais. Como no momento, existem os mutirões de combate, estes colaboradores foram colocados a disposição da Coordenadoria de Controle e Combate às Endemias. O coordenador salientou ainda que calor e a umidade do verão faz com que o mato se prolifere com mais rapidez. “As ervas daninhas acabam se sobressaindo em relação às flores”, afirmou.
Segundo Bellotto, assim que a equipe reassumir as funções, vários projetos serão retomados. Um deles é o plantio de três mil árvores que serão distribuídas pelo Parque do Povo Luiz Cláudio Hoffmann. A ação envolve a Secretaria de Meio Ambiente, Promotoria de Justiça, Florir Toledo e Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT). A previsão é que isso aconteça ainda este mês.
Neste momento, a coordenadoria de Paisagismo realiza o plantio dos gramados do Residencial Barcelona.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29