1144x150 %284%29

GERAL

Feira do Peixe de Toledo acontece nesta semana

Ela acontece nos dias 27 e 28 de março em três pontos da cidade.

24/03/2013 - 17:33


O evento tem por objetivo atender a demanda de consumo da Semana Santa e incentivar a comercialização de peixes, produzidos no município.

Nesta ano, a feira conta com três pontos de venda. No centro (em frente à Catedral Cristo Rei), no terminal todoviário urbano da Vila Pioneiro e na Praça do BNH Tocantins, localizada na Avenida Cirne Lima, todos no período da manhã e da tarde. Serão comercializados peixes eviscerados (pacu, tilápia e carpas), bagre toco, peixes fatiados diversos e filé de tilápia.
De acordo com o presidente da Associação Toledana de Piscicultura (ATOAQUI), Adilar Venites, a Feira do Peixe oferece muitas vantagens para os consumidores. “Além de comprar a um preço mais acessível, a Feira oferece a oportunidade de adquirir um peixe fresco e de qualidade”, comentou.
A Feira do Peixe conta com apoio do Curso de Engenharia de Pesca da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE). A expectativa de comercialização para este ano, é de nove toneladas.

Piscicultura em Toledo
A aquicultura no Brasil cresceu nos últimos anos, e a cada dia tem melhores perspectivas. Conforme a atual responsável técnica pela piscicultura da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Daiany Macagnan, Toledo colabora para essa realidade do país. “Somos pólo de produção de peixes em tanques escavados, e a tilápia é nosso carro-chefe. Para tanto, faz-se necessário fortalecer ações para agregação de valor em toda a cadeia produtiva da piscicultura”.
Segundo o médico veterinário do Instituto Paranaense de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER) de Toledo, Gelson Hein, o município é destaque na piscicultura nacional. “Toledo tem papel importante na área da piscicultura em âmbito nacional. É pioneiro e mostra-se precursor em superar desafios e assim, se consolida cada vez mais, principalmente na criação de tilápias em tanques escavados”.
Para a diretora de desenvolvimento agropecuário do município, Geni Hunhoff, o trabalho conjunto é um importante ferramenta para o fortalecimento desse mercado. “Fico muito contente ao ver o trabalho conjunto da Secretaria, com a EMATER, Ministério de Pesca e Aquicultura e a ATOAQUI, sempre pensando em desenvolver ações que viabilizem o crescimento contínuo e permanente da piscicultura do município”, finalizou.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29