1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Acidente de trabalho é culpa da falta de diálogo, diz especialista

Com atuação no território nacional e no exterior, Maria proferiu palestra “A atuação do Técnico de Segurança do Trabalho no canteiro de obras”.

26/03/2013 - 16:25


Uma das mais renomadas especialistas em segurança do trabalho do Brasil, a pedagoga Maria Muccillo, diretora da Fundacentro do Rio Grande do Sul, esteve nesta terça-feira (26) em Cascavel para proferir a palestra de abertura da Jornada de Aperfeiçoamento para Técnicos de Segurança do Trabalho da Construção Civil, uma iniciativa do Sinduscon-Oeste/PR (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná) em parceria com o CPR (Comitê Permanente Regional sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção). O evento reuniu no primeiro dia cerca de 40 pessoas e prossegue nesta quarta-feira (27) com várias atividades e palestras sobre o tema. O encerramento será na quinta-feira (28).
Segundo ela, o fato de um evento desta magnitude ter sido promovido por uma entidade que representa o patronato, no caso o Sinduscon, representa um grande avanço nas políticas de prevenção a acidentes e à saúde do trabalhador. Segundo ela, a falta de diálogo entre patrões e trabalhadores que prevalecia até pouco tempo atrás é responsável por um sem número de acidentes.
Segundo ela, essa quebra de paradigmas é extremamente benéfica. “Ganham os dois lados. O setor entendeu que as respostas das necessidades precisa vir de toda a cadeia produtiva”, sentenciou ela. Segundo o presidente do Sinduscon, a atividade faz parte da programação dos 20 anos da entidade.
As palestras prosseguem na quarta com Joaquim Alves Pereira Junior, advogado trabalhista, que abordará o tema Responsabilidades do Técnico de Segurança no Trabalho. Na sequência, haverá dinâmicas e desenvolvimento de atividades com grupos de trabalho e análise de riscos e propostas de intervenção nas fases da obra. O encerramento na quinta prevê palestra com o técnico de segurança do trabalho do Sinduscon-Oeste/PR Agnaldo Mantovani, com o tema Segurança do Trabalho e a influência na Qualidade de Vida dos trabalhadores.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29