1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Jogos Escolares do Paraná têm sedes definidas para as fases regionais

A primeira data de regionais será de 26 de abril a 02 de maio.

02/04/2013 - 13:02


A etapa acontece nas cidades de Vera Cruz do Oeste (NRE Cascavel), Cianorte (NRE Cianorte), Cornélio Procópio (NRE Cornélio Procópio), Capanema (NRE Francisco Beltrão), Ubiratã (Goioerê), Rebouças (NRE Irati), Ivaiporã (NRE Ivaiporã), Ribeirão do Pinhal (NRE Jacarezinho), Querência do Norte (Loanda), Marialva (NRE Maringá), Castro (NRE Ponta Grossa), Santa Helena (NRE Toledo), Sengés (NRE Wenceslau Braz). A única sede indefinida para esta data é do NRE de Londrina.
Para a segunda data da regional, prevista para acontecer de 20 a 26 de maio, serão 17 regionais: Arapongas (NRE Apucarana), Colombo (NRE AM Norte), Rio Negro (NRE AM Sul), Assis Chateaubriand (NRE Assis Chateaubriand), Mamborê (NRE Campo Mourão), Nova Prata do Iguaçu (NRE Dois Vizinhos), Itaipulândia (NRE Foz do Iguaçu), Siqueira Campos (NRE Ibaiti), Rio Bonito do Iguaçu (NRE Laranjeiras do Sul), Paranaguá (NRE Paranaguá), Nova Esperança (NRE Paranavaí), Palmas (NRE Pato Branco), Nova Tebas (NRE Pitanga), Telêmaco Borba (NRE Telêmaco Borba), General Carneiro (NRE União da Vitória). Para a segunda regional ainda faltam definir as sedes dos NRE's de Guarapuava e Umuarama.
O 32º Núcleo Regional de Educação é o de Curitiba, que tem uma particularidade, pois congrega as escolas e colégios da capital e a fase municipal equivale à fase regional. A competição está prevista para acontecer de 10 a 16 de maio.
Algumas das sedes das fases macrorregionais também estão definidas. A macro que reúne os NRE's de Francisco Beltrão, Palmas, Pato Branco e Dois Vizinhos será em Pérola do Oeste. Já a cidade de Wenceslau Braz sediará a competição entre os representantes dos NRE's de Cornélio Procópio, Ibaiti, Jacarezinho e Wenceslau Braz. A fase macrorregional acontece de 05 a 09 de junho.
A inovação que deu certo vai continuar em 2013. A separação das finais da categoria A e B já está confirmada. A final dos atletas de 12 a 14 anos será em Guarapuava de 28 de junho a 06 de julho. Já a final dos atletas de 15 a 17 anos tem data, de 09 a 17 de agosto, mas sem sede definida ainda.
Além deste calendário, que congrega as modalidades tradicionais dos Jogos Escolares - futsal, basquetebol, handebol, voleibol (coletivas), que acontecem em todas as fases - há ainda as modalidades que acontecem nas fases macrorregionais (vôlei de praia), e as que aparecem somente nas fases finais, que são as modalidades individuais, com exceção do atletismo. Para o segundo semestre e com o término em dezembro, serão realizados os Jogos Escolares Bom de Bola, na modalidade de futebol.
Segundo o secretário de Esporte, Evandro Rogério Roman, a equipe da Secretaria realiza a competição, mas quem determina as regras e o formato é a Secretaria da Educação. “Estamos capacitando servidores e colaboradores, para que esta festa esportiva seja realizada com o respeito que merece”.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29