1144x150 %284%29

SAÚDE

Secretaria Municipal de Saúde trabalha a prevenção de doenças

Em três meses de ações intensivas, a Secretaria atendeu 1.742 mulheres para a realização de exames preventivos de câncer de colo de útero.

02/04/2013 - 18:59


A Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando a prevenção de doenças com ações externas de conscientização e serviços. Este ano cerca de três ações do gênero já foram realizadas em unidades básicas de saúde, entre elas uma ação em parceria com hospital do município.
Nos dias 22 e 23 de março foram feitos exames preventivos no Centro Hospitalar do Oeste (HCO). A ação foi possível por meio da parceria da Secretaria Municipal de Saúde e o hospital, juntamente com a - 20ª Regional de Saúde, Consórcio Internacional de Saúde do Oeste do Paraná (CISCOPAR), Secretaria Municipal de Política para Mulheres (SPM), Escola Técnica de Saúde Dario Veloso, Universidade do Paraná (Unipar) e Universidade Pontifica Católica (PUC).
As atividades voltadas especialmente para as mulheres aconteceram em função do mês da mulher, comemorado em março. Na ocasião foram realizados 73 exames preventivos e 73 exames de mama. Foram feitas 305 medições de pressão arterial e HGT. Também foram realizados 292 cálculos de IMC e 37 testes de HIV. No total 415 pessoas receberam atendimento por meio da ação. A campanha de rua atingiu um público de 305 pessoas. O mês de março fechou com a realização de 755 exames preventivos para mulheres, feitos em 19 unidades de saúde do município.
As atividades foram a terceira ação externa da Secretaria Municipal de Saúde, que pretende organizar novas edições. Conforme o secretário de Saúde, Edson Simionato, a intenção é que as pessoas que não estejam doentes também procurem as unidades de saúde. “Por isso as unidades tem que oferecer os serviços em ambientes como esse, que facilitam o acesso e a conscientização da população”, comentou. Este ano foi realizado atividades similar nos postos de saúde do Jardim Porto Alegre e do Centro.
Dados do município
De acordo com dados da Secretaria de Saúde municipal, no mês de janeiro ocorreram 492 exames preventivos e em fevereiro 495. Estes números representam um aumento de 16% e 17%, respectivamente, do total de 422 procedimentos recomendados pelos Parâmetros de Cobertura Assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), estabelecidos pela Portaria 1101/2002 do Ministério da Saúde (MS). Em dezembro de 2012, foram 265 procedimentos, 37% abaixo que é orientado pelo MS.
O mês de março, que contou com as ações especiais voltadas a comemoração do “Mês da Mulher” alcançou o expressivo número de 755 exames preventivos realizados. Em três meses foram atendidas então 1742 mulheres para a realização de exames preventivos.
A ação preventiva vem ao encontro da nova proposta da Secretaria de Saúde do município. Segundo o secretário responsável, Edson Simionato, o tratamento é mais efetivo quando a doença é descoberta com rapidez. “Temos que inverter as prioridades. Precisamos dar atenção ao problema antes que ele se instale e não após”, salientou.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29