Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Dia mundial do câncer serve como incentivo para a prevenção da doença

Pulmão e estômago são os órgãos que apresentaram maior índice de mortalidade relacionadas ao câncer.

08/04/2013 - 13:50


No dia 8 de abril, a prevenção ao câncer entra em pauta no calendário nacional. Caracterizado pelo desordenamento das células, que, por se dividirem rápido, invadem os tecidos e órgãos, formando tumores que se espalham pelo corpo, o câncer está entre as doenças mais fatais que atingem os brasileiros. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) a expectativa é de que até o fim de 2013 mais de 27 mil casos de câncer do pulmão apareçam. Já o câncer de estômago - segundo tipo da doença que mais levam pessoas à óbito no Brasil - a estimativa é que cerca de 20 mil brasileiros descubram o diagnóstico. O Instituto aponta ainda, os fatores ambientais, comportamentais e genéticos como os principais influenciadores deste resultado. “No caso dos homens, o câncer com maior incidência nos diagnósticos é o de próstata, enquanto que nas mulheres é o Câncer de Mama”, ressalta Marco Aurélio Nisiide, oncologista.
Fatores de risco
Segundo o Inca, entre 80% a 90% dos casos estão relacionados à fatores externos como: tabagismo, exposição excessiva ao sol, hábitos alimentares, alcoolismo, sexo sem segurança e a má administração de medicamentos. A mesma pesquisa aponta que até 2030, cerca de sete milhões de pessoas devam desenvolver a doença no mundo. Apesar de raros, características genéticas também são mencionadas pelo estudo. ”Os casos de cânceres que se devem exclusivamente a fatores hereditários são raros.  Um exemplo são os indivíduos portadores de retinoblastoma - tumor maligno que se desenvolve na retina – em que 10% dos diagnósticos estão relacionados ao histórico familiar”, comenta Nisiide.
Prevenção
Para Nisiide, evitar o hábito de fumar é a principal forma de prevenção. “Somente a fumaça do cigarro contém mais de quatro mil substâncias tóxicas que contemplam elementos cancerígenos, além de corantes e agrotóxicos”, explica. “Portanto, além do cigarro prejudicar quem fuma, prejudica também as pessoas que convivem com o fumante”, acrescenta. Uma alimentação saudável serve também como forma de prevenção. “Frutas, verduras, legumes e cereais integrais contêm nutrientes, como vitaminas e fibras. Esses alimentos consumidos com frequência podem bloquear ou reverter os estágios iniciais do processo de formação de câncer”, explica. “Como exemplo, podemos citar as fibras, que apesar de não serem digeridas pelo organismo, ajudam a regularizar o funcionamento do intestino, o que reduz o tempo de contato das substâncias cancerígenas com a parede do intestino grosso”, observa. O preparo dos alimentos também é importante: o cozimento em baixas temperaturas, como o vapor, grelhado, cozido ou assado, são as melhores escolhas, pois mantêm os nutrientes no alimento. “Outra dica é realizar exames regulares, pois o procedimento ajuda a detectar a doença precocemente”, finaliza o oncologista.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29