1144x150 %284%29

SAÚDE

Toledo se fortalece como um Centro de Saúde, afirma Beto Lunitti

Estado repassa equipamentos para o Município.

08/04/2013 - 17:57


Com o objetivo de melhorar a saúde dos 18 Municípios que compõem a 20ª Regional de Saúde (RS) e, principalmente, Toledo, o chefe da RS, Odacir Fiorentin, repassou nesta segunda-feira (08), equipamentos para a unidade de terapia intensiva (UTI) do Hospital Bom Jesus.

Os equipamentos repassados são dez monitores. Os aparelhos são considerados de última geração e também pode ser utilizados em cirurgias cardíacas. As camas e os respiradores foram entregues há 15 dias. Com isso, o Hospital Bom Jesus totaliza 20 leitos.
Na oportunidade, o prefeito de Toledo Beto Lunitti e o secretário de saúde, Edson Simionato, receberam um raio-x de 500 ampéres para ser utilizado no mini-hospital Dr. Jorge Nunes. Por sua vez, o secretário executivo do Ciscopar, Vilmar Covatti, recebeu um raio-x de 300 ampéres. Além que, outro raio-x deve ser repassado ao hospital Bom Jesus em até 30 dias. A Regional de Saúde ainda recebeu uma impressora para a farmácia.
No próximo dia 18 (quinta-feira), o secretário de saúde do Estado, Michele Caputo Neto, entregará oficialmente os equipamentos e inaugurará os dez leitos de UTI no Hospital Bom Jesus. O secretário também vai anunciar a entrega de mais quatro leitos para a UTI neo-natal.
Para o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, a entrega dos equipamentos representa que alguém no passado demonstrou este interesse e está sendo efetivado neste ano. Lunitti destaca que os materiais são esforços de um conjunto de fatores de gestão sob os aspectos político e operacional da saúde. “O Município de Toledo – cada vez mais – se fortalece como um Centro de Saúde. Se a saúde pública e a privada estiverem fortalecidas na região e, principalmente, em Toledo conseguiremos manter favorável a solução da saúde e o desenvolvimento econômico”.
O prefeito salienta a necessidade de manter um diálogo entre Federação, Estado e Município. “A população vai cobrar resultados de seus gestores. Ela vai cobrar avanços na saúde e nós não podemos nos furtar desta situação. A saúde é a principal política de nossa gestão. Acredito que critérios de alguns assuntos comuns devem ser estabelecidos para não acontecerem ações isoladas, mas sim, de uma forma harmônica avançar”.
O gerente administrativo do Hospital Bom Jesus, Cleiton Marques Viana, relata que os novos leitos vão auxiliar no atendimento a população. Viana explica que alguns pacientes – por falta de Unidades – ficam entubados no pronto-socorro. “Atualmente, a principal dificuldade do Hospital é manter o paciente em uma estrutura para atendimento de urgência/emergência e não conseguir dar um atendimento adequado aos casos de urgências”.
Ele lembra que em alguns dias, a equipe atendeu seis pessoas entubadas no pronto-socorro. “Talvez somente os dez leitos não sejam suficientes, mas eles irão auxiliar o trabalho. Atender toda a demanda é algo difícil pela estrutura física do hospital. Ainda tem algumas adequações a serem realizadas na estrutura para recebermos os dez leitos e até o início de maio a estrutura estará concluída e os profissionais contratados”.
Viana comenta que a demanda do Município de Toledo representa 50% da regional de saúde. “A demanda de UTI maior é da sede, mas é proporcional a população da 20ª Regional de Saúde que atualmente possui cerca de 360 mil habitantes”.
O secretário de saúde, Edson Simionato, destaca que o Hospital Bom Jesus deveria ter recebido os leitos de UTI’s há anos. “É fundamental as UTI’s para a regional de Toledo. É um reconhecimento do Estado minimizando a diferença que existe entre toledanos e cascavelenses. Os cascavalenses tem um atendimento melhor na saúde, porque o Estado repassa mais recursos ao Hospital Universitário, o que é diferente daqui”.
O prefeito Beto Lunitti – em fevereiro - encaminhou para a saúde R$ 500 mil para a realização de cirurgias eletivas. Na época, o prefeito determinou ao secretário de saúde, Edson Simionato, que sejam realizadas as cirurgias que trazem maior sofrimento as pessoas. “Uma política de governo que busca a valorização do ser humano deve priorizar a qualidade de vida de seu povo e acaba com o sofrimento das pessoas”.
Hoje, ele lembrou que com a vinda de mais dez leitos de UTI para Toledo, as equipes devem iniciar as cirurgias eletivas via Ciscopar. “Espero que aconteça o mais breve para minimizar o sofrimento das pessoas que precisam destas cirurgias”.
Ciscopar
O secretário executivo do Ciscopar, Vilmar Covatti, disse que o raio-x deverá ser instalado na nova sede do Consórcio, que está sendo construída no Jardim Coopagro. “O aparelho será benéfico para a resolutividade de casos da população da 20ª Regional de Saúde. A previsão é de que até o final deste ano estejamos no novo espaço”.
O deputado federal, Dilceu Sperafico, disse que os esforços dos hospitais, dos gestores da Prefeitura de Toledo, Ciscopar e da 20ª Regional faz com que Toledo tenha uma saúde considerada boa em comparação com outras cidades do Brasil. “Ainda não é a ideal, pois necessita de outras melhorias. Não adianta resolvermos somente os problemas dos cidadãos de Toledo, mas dos 18 Municípios que fazem parte da regional. Eles devem resolver os seus problemas. Com isso, vagas ficarão disponíveis para Toledo”.

**Atividades**
No dia 18 de abril, o secretário de saúde do Estado, Michele Caputo Neto também participa de outras ações:
Lançamento da Frente Parlamentar da Saúde ‘Programa Irradiando Saúde’;
Assinatura do Protocolo de Intenção para a Construção do Hemonúcleo;
Lançamento da Pedra Fundamental para a construção da 20ª Regional de Saúde, no Jardim Coopagro, próximo a obra do Ciscopar. Segundo o chefe da regional, Fiorentin, o recurso está no Orçamento de 2014 e existe a possibilidade da obra ser licitada ainda neste ano;
Liberação da construção da Farmácia Regional Escola;
Assinatura do Convênio com Serviço Social para fazer atendimento nas residências;
Estabelecer parceria com o curso de psicologia da Unipar para atender a população;
Assinatura do Convênio de repasse de dez leitos de UTI, em Palotina.

Sem nome %281144 x 250 px%29