1144x150 %284%29

GERAL

Projeto RecreAção Escolar auxilia no desenvolvimento dos estudantes

Alegria, brincadeira, pipoca e dança. Assim foi o lançamento do RecreAção Escolar na Escola Municipal Osvaldo Cruz, em Vila Nova, nesta segunda-feira (15).

15/04/2013 - 15:51


O projeto, desenvolvido pelo Setor de Lazer e Recreação da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), irá atender as crianças da rede municipal de ensino de Toledo. Estiveram presentes na solenidade o prefeito de Toledo, Beto Lunitti, a vereadora Sueli Guerra e o vereador Renato Reimann, as secretárias municipais de Educação, Tania Elisete de Grandi, e de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves da Costa, o assessor de Governo, João Luis Nogueira e toda a comunidade escolar de Vila Nova.
De acordo com a responsável pelo RecreAção, professora Josiane Benvenutti, o projeto é desenvolvido por uma equipe da SMEL e tem como objetivo levar atividades físicas e lazer a crianças. No Recreação Escolar, a meta e oferecer algo diferente, que aconteça dentro da escola, mas em forma de brincadeira. “As crianças precisam se divertir dentro do ambiente escolar. Além de incentivar este momento, o RecreAção ajuda no desenvolvimento dos pequenos”.
Este pensamento também é compartilhado pela secretária Tania de Grandi. Segundo ela, as crianças hoje são muito cobradas pelos pais que esquecem que os filhos precisam brincar. Tania salienta que a Secretaria Municipal de Educação (SMED) não tem medido esforços para capacitar professores e dar mais qualidade ao ensino ofertado aos alunos da rede municipal, porém o lúdico, o momento de alegria que acontece durante as atividades, como as do RecreAção, é importante para o crescimento intelectual dos pequenos estudantes. Da mesma forma, a responsável pela Secretaria Municipal de Esportes e Lazer, Marli Costa, afirma que a alegria faz parte do desenvolvimento saudável das crianças.
O prefeito Beto Lunitti destaca que o ser humano é o principal foco da atual administração municipal. Beto lembra aos professores e pais que em fevereiro, na abertura do ano letivo, falou com os diretores e pediu que eles cuidassem dos alunos das escolas e dos centros de educação infantil. O prefeito enfatiza que os profissionais serão ouvidos e que o papel do gestor municipal é dar suporte para as ações. “Quem sabe qual a metodologia a ser aplicada para que os nossos pequenos estudantes aprendam são os diretores, coordenadores, pedagogos e professores. Cabe aos administradores dar as condições necessárias para que isso aconteça da melhor forma possível”.
Beto pondera sobre a alegria em ver crianças brincando e se divertindo. “Isso me lembra que precisamos de um município que tenha vida. Esses sorrisos não vão me deixar desanimar do compromisso que assumi quando fui eleito prefeito desta cidade”.
Para o mês de abril estão previstas ações nas escolas municipais Valmir Grande – Panorama II, Anita Garibaldi – Jardim Europa, Antônio Scain – Filadélfia, Ari Acácio Gossler – Santa Maria, Arsênio Heiss – Jardim Porto Alegre e Borges de Medeiros – Industrial. A meta do Setor de Recreação e Lazer é atingir, até o final do ano, as 36 escolas da rede municipal, totalizando um público de 12 mil estudantes.

Projeto RecreAção
O Projeto RecreAção, desde o início do ano, já desenvolveu atividades no Parque dos Pioneiros, Parque Temático das Águas, Festa do Leitão a Sarandi, Passeio Ciclístico das Mulheres, Festa em Novo Sobradinho, Praça Chico Mendes, BruderFest em Dois Irmãos e no Dia de Conscientização do Autismo no Parque Ecológico Diva Paim Barth. No total foram aproximadamente 1600 atendimentos realizados através da parceria entre a Secretaria Municipal de Esportes e Lazer (SMEL), Curso de Educação Física da Universidade Paranaense (Unipar) e Curso de Magistério do Colégio Estadual Castelo Branco (Premen).

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29