1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

ESPORTES

Esporte Cidadão busca desperta a prática de atividades esportivas em Toledo

Também fortalece a representação do Município em eventos esportivos.

16/04/2013 - 15:18


O Programa “Esporte Cidadão” do Município de Toledo busca desperta o interesse da criança e do adolescente para a prática de atividades esportivas, tendo em vista sua maior integração social e a prevenção contra o uso indevido de drogas, álcool e demais substâncias que possam causar dependência.

O Projeto também tem como proposta manter as atividades de escolinhas esportivas nos bairros e no interior, visando que as crianças e os adolescentes tenham uma opção de lazer e de ocupação no contratuno escolar, minimizando, consequentemente, a sua ociosidade e as chances de seu envolvimento com drogas e violência. Além de estimular a prática de esportes por pessoas com deficiência física, como forma de aumentar a sua autoestima e valorização pessoal.
O Esporte Cidadão é desenvolvido por entidades do Município. Por sua vez, o Executivo auxilia no desenvolvimento das ações com o repasse de recursos e outros apoios. A administração encaminhou um projeto de lei a Câmara de Vereadores solicitando a aprovação do repasse de incentivos as entidades que fazem parte do Programa. O recurso totaliza em mais de R$ 179 mil. O projeto foi aprovado por todos os vereadores.

A secretária de Esportes e Lazer de Toledo, Marli Gonçalves Costa, afirma que o Programa incentiva a integração social, a prevenção de doenças e a melhoria de sua qualidade de vida. “O projeto atende as modalidades que trabalham com amador em Toledo e, principalmente, com ênfase ao esporte. O Esporte Cidadão será um programa fixo nos quatros anos desta gestão”.
O líder de governo, o vereador Ademar Dorfschmidt, acrescenta que a atual gestão dará continuidade aos projetos que traziam resultados positivos a população. “O recurso será encaminhado às entidades, para que elas deem continuidade ao desenvolvimento do esporte na cidade”.
O vereador, Rogério Massing, também destaca que a credibilidade das ações desenvolvidas pela Secretaria de Esportes e Lazer. Ele exemplifica citando a 1ª Taça Toledo de Futebol Sete. A competição vai reunir 171 equipes. “Se o Município consegue reunir este número de equipes significa que os seus participantes estão satisfeitos com a ação. A forma simplista do atual governo em não querer mudar ou parar as ações que estavam tendo êxito no passado é fundamental. É importante que o caminho esteja sendo seguido e acredito que só tende a melhorar”.
Para o vereador, Eudes Dallagnol, mais entidades deveriam participar deste Programa. “Eu sou favorável ao PL, porque defendo a bandeira do esporte. Espero que no próximo ano mais entidades participem deste projeto”. O vereador, Walmor Lodi, acrescenta que também é preciso ampliar a diversificação de modalidades no Programa. “Sou a favor deste projeto, porque estou pensando em saúde. Esporte é vida! Esporte é saúde!”.
Segundo o vereador, Luís Johann, esporte é sinônimo de saúde, mas também uma oportunidade de evitar com que muitas pessoas não entrem na criminalidade ou na drogadição. “Esporte é lazer. É disto que a sociedade precisa para não pegar o caminho errado”.
O vereador Luís Fritzen, concorda com Johann que esporte é saúde e acrescenta que também é educação. “O prefeito também vai manter as atividades nas escolinhas de futebol na sede e no interior. Esta atitude minimiza o tempo ocioso dos jovens e, principalmente, evita o envolvimento com drogas e violência. O esporte é o patrimônio de um povo”.
O vereador, Neudi Mosconi, parabeniza a iniciativa do Esporte Cidadão, pois o Programa com poucos recursos mobiliza muitas pessoas em uma ação positiva. “Com tão pouco dá para fazer muito a várias pessoas”.
O vereador, Lúcio de Marchi, conclui que o incentivo ao esporte traz muitos ganhos a sociedade de Toledo. “O esporte no Município está progredindo a cada ano e pode melhorar ainda mais”.

Sem nome %281144 x 250 px%29