1144x150 %284%29

SAÚDE

Vacinação: campanha segue até 10 de maio

O Ministério da Saúde recomenda aos integrantes do grupo prioritário não deixarem para o último dia.

06/05/2013 - 10:03


A vacina contra agripe é recomendada às gestantes, em qualquer período da gravidez; pessoas com 60 anos ou mais; mulheres até 45 dias após o parto (em puerpério); indígenas, pessoas privadas de liberdade; profissionais de saúde; além dos doentes crônicos. Pais ou responsáveis também devem levar crianças de seis meses a menores de dois anos.  “Aconselhamos às pessoas a não deixarem para o último dia de vacinação, para evitar filas desnecessárias, principalmente os idosos, as crianças e as gestantes”, observou o secretário de Vigilância em Saúde, Jarbas Barbosa.

Até agora, a região Sul conseguiu vacinar o maior número de pessoas deste grupo, 3,8 milhões de pessoas, o que representa 79,8% de cobertura dos três estados.  Neste cálculo estão excluídas as doses aplicadas em doentes crônicos e pessoas privadas de liberdade. Da região Sul, os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul já alcançaram a meta de 80%. Em sequência, a região Sudeste atingiu a segunda maior adesão, com 8,6 milhões de pessoas, ou 62,2% do público-alvo. A região Centro-Oeste, por sua vez, vacinou 1,3 milhões de pessoas, o que representa 61,4% do total. Na região Norte foram imunizadas mais de 1,4 milhões pessoas, correspondente a 59,8% do total e região Nordeste 59,2% do público-alvo, ou seja, mais de 5 milhões de pessoas.
A meta do Ministério da Saúde é atingir, no mínimo, a 80% de cobertura.   A vacina contra a gripe é segura e a forma mais eficaz para evitar complicações, internações e até mesmo óbitos por gripe. A vacina protege contra os três principais vírus que circulam no inverno passado (A/H1N1; A/H3N2 e B).

PREVENÇÃO
O Ministério da Saúde ainda recomenda a adoção de medidas de higiene pessoal para evitar a contaminação por influenza. É importante higienizar as mãos com água e sabão, com frequência, principalmente depois de tossir ou espirrar; após usar o banheiro; antes de comer; antes de tocar os olhos, boca e nariz.
Também é recomendável que as pessoas evitem tocar os olhos, nariz ou boca após contato com superfícies; usar lenço de papel descartável e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.  Também é aconselhável ao doente não sair de casa enquanto estiver em período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), para diminuir a chance de disseminação e evitar aglomerações e ambientes fechados.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29