Casa de not%c3%adcias 1144x150

POLÍTICA

CCJ avalia projeto de resolução que limita justificativas para ausência de deputados nas sessões

Pela proposta, serão consideradas justificadas apenas as ausências que ocorram por motivo de doença, mediante apresentação de atestado médico, entre outros.

06/05/2013 - 10:24


O projeto de resolução nº 8/13, da Comissão Executiva da Assembleia Legislativa, que altera dispositivos de Regimento Interno da Casa para disciplinar mais objetivamente as hipóteses que podem justificar eventuais ausências dos deputados nas sessões plenárias, é uma das 31 proposições que compõem a pauta da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para a sessão desta terça-feira (7), às 13h30, na Sala das Comissões. A justificativa do projeto assinala que o texto atual do Regimento Interno do Legislativo é vago ao não prever claramente as possibilidades de justificativas de ausência – fato suprido desde fevereiro de 2011 por um acordo entre a Mesa Executiva e os líderes partidários da Casa.
Pela proposta, serão consideradas justificadas apenas as ausências que ocorram por motivo de doença, mediante apresentação de atestado médico; em decorrência de viagem para acompanhar o governador do Estado; em decorrência de audiência ou evento com ministro de Estado, fora da Capital; e nos casos em que o deputado, por indicação do presidente do Legislativo, esteja representando oficialmente a Assembleia em missão ou evento. Mediante requerimento subscrito pelo parlamentar, o presidente poderá abonar, durante o mês, uma única ausência injustificada a sessão. Fora dessas hipóteses, o § 1º do art. 60 do Regimento continua prevendo descontos nos subsídios para os parlamentares eventualmente faltosos, na ordem de 1/30 (um trinta avos) por sessão.
Mensagens – Voltam ao debate as duas mensagens governamentais que tiveram a votação adiada em atenção a pedidos de vista formulados por parlamentares da oposição. O projeto de lei nº 144/2013 modifica dispositivos da Lei nº 13.283, de 25 de outubro de 2001, que integram em uma só autarquia denominada Universidade Estadual do Paraná – Unespar – entidades de ensino superior que especifica. E o projeto de lei nº 149/2013, que dá nova redação ao caput do artigo 2º, ao inciso VIII e ao § 4º, do art. 2º, além de incluir o inciso IX no art. 2º da Lei nº 17.465, de 2 de janeiro de 2013, que autorizou o Poder Executivo a instituir empresa sob a denominação de Imprensa Oficial-Paraná.
Entre as propostas em 1ª discussão entram os projetos de lei nº 612/12, do deputado Gilberto Ribeiro (PSB), dispondo sobre a obrigatoriedade do fornecimento, pelos estabelecimentos comerciais, de carrinhos motorizados para deficientes físicos, idosos e gestantes com dificuldades de locomoção, durante o período de compras; o projeto de lei nº 127/13, de autoria dos deputados Gilson de Souza (PSC) e Leonaldo Paranhos (PSC), instituindo a Semana Estadual “Todos Contra a Pedofilia”, incluindo-a no calendário oficial de eventos do Estado; e o projeto de lei nº 135/13, do deputado Francisco Bührer (PSDB), dispondo sobre a criação do programa estadual de educação para o trânsito denominado “Trânsito do Amanhã”.

Fonte: Assessoria de Imprensa

Sem nome %281144 x 250 px%29