Img 3650

ESPORTES

Encontro entre Prefeitura e Itaipu ajusta termos de convênio

Durante o encontro foram discutidas tratativas sobre os projetos que serão atendidos pelo convênio no valor de R$ 2,3 milhões.
 

06/05/2013 - 17:34


Nesta segunda-feira (06), na sala de reuniões da prefeitura de Toledo, o prefeito Beto Lunitti recebeu o chefe do Departamento de Interação Regional da Itaipu Binacional, Gilmar Secco e o Gestor de Bacias Hidrográficas da entidade, Elton Dewes. O encontro foi acompanhado pelos secretários de Infraestrutura Rural, Lídio Michels, de Agropecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza, de Fazenda, Neuroci Frizzo, de Educação, Tania Elisete de Grandi, e pelo assessor de Governo, João Luis Nogueira. De acordo com Gilmar Secco, os recursos irão atender a adequação de estradas rurais, curvas de nível, abastecedouros municipais, entre outros. “O grande objetivo é promover ações que ajudem na preservação dos rios e nascentes da Bacia do Paraná 3 (BP3) que envolve, além de Toledo, mais 28 municípios”. Dentro do programa estão previstos também a gestão dos passivos ambientais produzidos pelas propriedades rurais da região. Os investimentos da Itaipu irão corresponder a 55% dos valores e o restante será da contrapartida municipal.
Para o prefeito Beto Lunitti, a captação destes recursos é importante para o desenvolvimento e melhoria da infraestrutura do interior toledano. Beto ainda lembra aos secretários Lídio Michels e José Augusto de Souza que ambos tem autonomia para a aplicação dos subsídios, respeitando as necessidades de cada localidade ou região. “As nossas secretarias de Infraestrutura Rural e Agropecuária e Abastecimento tem suas competências e não criaremos empecilhos para que os subsídios sejam aplicados de forma coerente e correta”.

Beto ainda observa a planilha dos investimentos e, junto com os secretários presentes, solicita alguns pequenos ajustes prontamente atendidos pela Itaipu Binacional. Após a assinatura do convênio o município de Toledo terá até 36 meses para a aplicação dos recursos, porém, o secretário Lídio Michels acredita que as obras serão concluídas é um prazo menor. “Já temos todos os projetos estudados e queremos concluí-los em até 18 meses”.
Investimentos
De acordo com o secretário José Augusto de Souza os trabalhos serão desenvolvidos em uma parceria das Secretarias Municipais de Infraestrutura Rural e Agropecuária e Abastecimento. “Todas as ações visam melhorar a qualidade de vida para o homem do campo. A vantagem é que com as medidas vamos contribuir significativamente com a qualidade da águas dos rios e das nascentes em Toledo”.
José Augusto ainda cita que os investimentos envolvem a aquisição de distribuidores de dejetos suínos, dois conjuntos terraceadores, utilizados na conservação das curvas de nível operacionalizados pelos próprios produtores através de agendamentos prévios, e mais duzentas horas de locação de escavadeiras para uso na piscicultura.
Cisternas
A secretária de Educação, Tania de Grandi, aproveita o encontro para solicitar informações sobre a instalação de cisternas nas escolas públicas. O chefe do Departamento de Interação Regional, Gilmar Secco, relata que a Itaipu promove a aquisição de todos os materiais e cabe a administração municipal a instalação do equipamento. “Neste sistema promovemos a aplicação de uma cisterna por município/ano. Entretanto, no caso de Toledo, poderíamos verificar a possibilidade de melhorar este número já que a demanda é maior".

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29