1144x150 %284%29

POLÍTICA

Assuntos em debate no Poder Legislativo de Toledo

Na sessão de segunda-feira (06), os vereadores falaram sobre cultura, audiência, moralidade, legalidade, entre outros assuntos.

07/05/2013 - 20:47


Tradições

Fundado em 2012, o Centro de Tradições Gaúchas Estância da Liberdade foi declarado um espaço de utilidade pública. O Projeto de autoria do vereador, Eudes Dallagnol, foi aprovado por unanimidade em segundo turno durante sessão.

Tradições I
O vereador, Rogério Massing, afirma que o Município fará o melhor há uma comunidade com o menor investimento. Ele cita como exemplo o Programa Esporte Cidadão e lembra que na última sexta-feira (03) a Secretaria de Esportes reuniu entidades que receberam recursos, sendo que o espaço do auditório da prefeitura ficou pequeno para acomodar os participantes. “Se analisarmos o número de entidades e o valor repassado de aproximadamente R$ 180 mil é pouco, mas é o melhor dinheiro investido pela administração, porque a comunidade faz este dinheiro render e crescer”.

Fim
Após discussões, explicações, debates, afirmações, calúnias, chega ao fim a novela ‘Honorários de Sucumbências’. O Projeto de Lei - que dispõe sobre a destinação e o rateio de valores fixados, a título de honorários, em favor de servidores municipais titulares de cargo privativo de advogado, em processos em que seja parte o Município de Toledo - foi apreciado e votado em segundo turno durante a última sessão. Com votos contrários dos vereadores Neudi Mosconi e Vagner Delábio, o PL foi aprovado em segundo turno.

Contra
E não é que o líder do PMDB, o vereador Vagner Delábio foi contra ao projeto do Executivo? Para justificar, Delábio fez algumas colocações sobre sua forma de atuação na política. Dentre elas, o vereador explica que teria uma atitude contrária aos seus pares, pois como integrante do grupo da renovação carismática católica do Município respeitava o termo assinado no passado e entregue ao então bispo de Toledo, Dom Francisco Bach. “Isto não é ser omisso. É ser comprometido com quem me apoiou durante toda a minha vida e tem uma expectativa sobre o meu mandato. Tenho vontade e opinião própria, mas respeito as pessoas que com caminho a mais de 30 anos. Somos contra e não vou argumentar os motivos”.

Pronunciamento
O vereador, Rogério Massing, elogiou o pronunciamento de seu colega Vagner Delábio e lembra que quando foi eleito o disseram que a comunidade precisava de alguém que trabalhasse por eles e que também atendesse o prefeito para que ele não se esquecesse daquela comunidade.

Política
O vereador, Neudi Mosconi, disse que votou contra ao Projeto de Lei, porque é uma discussão política. “Sem a criação do Fundo, não podemos saber como foi ou quanto foi pago. Muita coisa tem que mudar neste projeto”.

Imoral
Mosconi ainda considera o PL imoral e injusto. Ele afirma que vai encaminhar uma ação pública ao Ministério Público.

Imoral I
Segundo o líder de governo, Ademar Dorfschmidt, enquanto o Município propõe um Projeto de Lei para extinguir cargos, os órgãos do Estado não fazem o mesmo. Dorfschmidt afirma que imoral é o que foi presenciado na 20ª Regional de Saúde de Toledo, no qual médicos com uma jornada de 8h cumprem apenas 4h e o departamento de recursos humanos afirma o comparecimento. “Isto incha a folha do Estado e o cidadão morre por falta de leitos da UTI. Vamos trazer a luz os fatos. A matéria dos honorários de sucumbência não é algo imoral, mas sim, regulamentar uma situação”.

Ilegal
Por que afirmar que o PL do Município é ilegal? Questiona o vereador, Luís Fritzen. Ele ainda lembra que o Paraná e outros Estados do Brasil já possuem a destinação dos honorários de sucumbência regulamentados.

Regulamentação
Para o líder de governo, Ademar Dorfschmidt, nem o Supremo sabe o certo o que fazer nesta situação, o correto é que a situação deve ser regulamentada. “Dizer que somos omissos é hipocrisia, pois o PL está sendo apreciado e votado”. Dorfschmidt acrescenta que o judiciário de Toledo – há muito tempo – sabe da situação dos honorários. “Há forma legal de saber os valores de honorários é buscar a informação no cartório”.

 

Regulamentação I
O líder de governo salienta que defende e acredita na administração em que apoiou. “Se eu não confiar no meu prefeito, na bandeira que carreguei nas eleições não posso ser legislador de massa. Devemos vencer todas as etapas!”.

Consciência
O vereador, Walmor Lodi, opina que o PL dos honorários é complexo, mas que seu voto era consciente. “Esta regulamentação vai fazer um bem para a saúde de Toledo e precisamos de mudanças urgentes”.

Eventos
O vereador, Eudes Dallagnol, destaca a dificuldade dos vereadores participarem de eventos promovidos no período noturno nas segundas-feiras no horário da sessão, como exemplo, o lançamento da Feira Shopping, o qual ele recebeu convite. “Fico sentido neste momento de não participar de um evento tão importante, mas infelizmente na segunda-feira fica complicado”.

Eventos I
Ainda sobre a posse da nova diretoria da Associação Comercial e Empresarial de Toledo (Acit), o vereador, Vagner Delábio, comenta sobre o seu atraso. “Quando o cerimonialista chamou o meu nome estava estacionando o carro e não poderia cometer uma gafe de dirigir-me até a mesa de honra, pois acredito que quem estava coordenando poderia convocar a minha presença a mesa. Eu fiquei chateado. Reconheço que cheguei atrasado, mas poderia ter sido chamado”.

Associação
Neste sábado (11), às 9h, acontece a reunião para a criação de associação dos vereadores, no auditório da Câmara de Vereadores.

Audiência
O presidente da comissão, o vereador, Rogério Massing, convoca a população para participar no dia 16 de maio da audiência pública do PPA. O encontro inicia às 16h, no auditório da Câmara de Vereadores.

Sem nome %281144 x 250 px%29