1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Casos de dengue se concentram em duas regiões do Paraná

O Estado do Paraná registrou 34. 856 casos confirmados de dengue, sendo que 146 evoluíram para as formas mais graves – dengue hemorrágica ou com complicações.

08/05/2013 - 13:32


Segundo a Secretaria estadual da Saúde, apesar da incidência no Estado ter superado os 300 casos por 100 mil habitantes segundo o informe (n.º26), não se pode afirmar que o Estado está em epidemia porque os casos estão concentrados em municípios de duas regiões (Noroeste e Oeste). “Em municípios dos Campos Gerais, Leste, Norte Pioneiro e Sul do Estado nem houve registro de casos neste ano”, disse o superintendente de Vigilância em Saúde, Sezifredo Paz. 
Além disso, argumenta Sezifredo, o Estado está registrando uma queda significava nos números de ocorrências desde o início de abril, o que aponta que o período mais crítico para a dengue foi mesmo entre os meses de janeiro e março. “A taxa de incidência é um dado cumulativo e não reflete a situação atual do Estado”, explicou. 
Dos 103 municípios que atingiram índices epidêmicos neste ano, 13 sequer registraram casos em maio. Segundo a sala de situação da dengue, da Secretaria da Saúde, 73 desses municípios já conseguiram conter o avanço da doença e apenas 29 continuam em situação crítica neste mês – sendo que 15 deles apresentam leve redução nas confirmações e notificações. 
O novo boletim também traz casos que foram registrados nos meses de março e abril, e tiveram suas investigações concluídas agora. “Os dados atuais mostram que a região Oeste concentra o maior número de confirmações nestas últimas semanas e por isso a atenção deve ser redobrada principalmente nas cidades próximas da fronteira”, destaca Sezifredo. 

INCIDÊNCIA – Segundo o superintendente, para um município estar em situação de epidemia deve haver um número de 300 ou mais casos por cada 100 mil habitantes. Caso o número seja de 100 a 300 casos/100 mil, a cidade entra em estado de alerta. 
A Secretaria da Saúde alerta para a importância na continuidade das ações de controle mesmo em período de baixa ocorrência, para que situações particulares, como a citada acima, não sejam motivos de preocupação e prejuízo à saúde da população. 

INFORME - A Secretaria da Saúde informa que a partir do dia 7 de maio o informe da dengue será divulgado quinzenalmente.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29