1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

Câmara debate criação do Centro Dia do Idoso de Toledo

Lideranças, autoridades e populares participaram da audiência pública que discutiu o Projeto de Lei nº 37, de Tita Furlan, que cria o Centro Dia do Idoso em Toledo.

08/05/2013 - 17:42


Os vereadores da Comissão de Legislação e Redação- Ademar Dorfschmidt, Eudes Dallagnol, Genivaldo Paes, Lúcio de Marchi e Tita Furlan – debateram a proposta com a presença da secretária de Assistência Social, Ineiva Louzada e do presidente do Conselho Municipal do Idoso, Alcido Roque Guth, além do ex-presidente, Edgard Ravache e grupos de idosos, profissionais, lideranças e populares. 
O Projeto de Lei nº 37 prevê o Centro Dia do Idoso visando “o suporte familiar com atendimento especializado ao idoso, oferecendo um asilamento em dependência parcial”. O objetivo da proposta é ”atender as necessidades de assistência multidisciplinar e multiprofissional” ao idoso, evitando sua exposição a situações de risco como acidentes domésticos, violência doméstica, depressão, sedentarismo e outros males que acometem os idosos, segundo aponta a proposta. Além da Comissão de Legislação e Redação também participaram da audiência pública os vereadores Adriano Remonti, Expedito Ferreira, Luiz Carlos Johann e Sueli Guerra e vários vereadores destacaram a inclusão da proposta do Centro Dia do Idoso no PPA-Plano Plurianual em análise na Câmara.
Segundo a secretária Ineiva esta proposta envolve um atendimento de média complexidade para acesso durante todo o dia, diferentemente de uma estrutura de alta complexidade, para atender idosos com algum grau de dependência ou comprometimento da autonomia, onde Toledo conta com a APA-Lar dos Idosos e o Centro Irmãos Danzer. A secretária aponta que Toledo tem uma demanda reprimida grande nesta área, enquanto Edgar Ravache disse que o Lar dos Idosos quer implantar uma nova ala, mas suas tentativas de conseguir recursos oficiais federais não tiveram resultados. Ravache lembra da responsabilidade das famílias, apontando que a APA chegou a ter fila de espera com 170 idosos há algum tempo, mas quando o então presidente Lula assinou a lei responsabilizando os familiares em caso de abandono o número reduziu-se a pouco mais de 50 inscritos.
Geneci de Oliveira, da Pastoral da Pessoa Idosa e Associação de Moradores do América e Bela Vista, disse que o idoso tem papel fundamental e quando tratado com respeito e dignidade deixa valores na família. Para ela, a creche do idoso evitaria sobrecarregar a família, liberando-a para buscar recursos em suas atividades e evitando que fique simplesmente à espera do benefício do próprio idoso. “Parabéns em nome de todas essas pessoas que virão a ser beneficiadas, pois está preparando o nosso futuro, o meu, o seu, o de qualquer um”.
Acompanhamento da Câmara
A audiência na Câmara de Vereadores também atraiu alunos do 3º ano do Ensino Médio e Ensino Profissionalizante do Colégio Estadual Dario Vellozo, que tem acompanhado o Legislativo através das sessões transmitidas via internet e estudam o funcionamento do Município na disciplina de História, segundo explicou a professora Marylis Cristina Zeni.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29