1144x150 %284%29

GERAL

Prefeitura e Exército Brasileiro divulgam Ações Cívico-Sociais

Reunião define datas para a promoção das Ações Cívico-Sociais (ACISO), organizadas pelo Exército.

09/05/2013 - 17:08


As ações tem como objetivo oferecer assistência e auxílio a comunidades, desenvolvendo o espírito cívico e comunitário dos cidadãos, no país ou no exterior. Os militares apresentaram todo o funcionamento da ACISO e a possibilidade de diversas ações que podem ser integradas a programação. Também definiu-se as datas e os locais em que  serão realizadas as ações.
As ACISO´s acontecem no Parque dos Pioneiros – Vila Pioneiro, no domingo (26-05); no Ginásio de Esportes Lauri José Simon – Jardim Panorama, na terça-feira (28-05); no Centro da Juventude Márcio Antônio Bombardelli – Jardim Europa, na quinta-feira (30-05) e no Centro da Juventude Mariana Luiza Von Borstel – Jardim Coopagro, na terça-feira (04-06). O principal foco é realizar atendimentos voltados à saúde e responsabilidade cívica, porém, a administração municipal vai aproveitar o momento para ofertar diversos serviços à população.
De acordo com a secretária de Assistência Social e Proteção à Família, Ineiva Kreutz Louzada, houve um consenso entre a administração municipal e o Exército de que o momento seria propício para ampliar este trabalho. “Vamos organizar diversos serviços, que vão desde orientações sobre os programas da Política Nacional de Assistência Social, até a promoção do bem estar social”.
O secretário de Saúde, Edson Simionato, propôs incluir, além dos serviços em saúde oferecidos pelos militares, outros trabalhos, como orientações e realização de exames rápidos. “Iremos buscar parcerias e envolver os cursos voltados às áreas da saúde em nosso município. Também poderemos verificar outras possibilidades e assim que tivermos as confirmações iremos divulgar mais parceiros”. Algumas ações na área de odontologia também serão ofertadas. “Vamos disponibilizar um escovódromo e kit´s com escova e creme dental para as crianças. Uma odontóloga voluntária irá orientar as formas corretas para uma boa higienização bucal”.
A Secretaria Municipal de Educação (SMED),
Tania de Grandi, além de receber os representantes do Exército em algumas escolas da rede pública do município, irá desenvolver uma atividade visando diminuir o analfabetismo em Toledo. Durante as ações cívico-sociais, o Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA) irá divulgar os trabalhos e os locais onde acontece a educação voltada aos adultos. “Teremos a equipe pedagógica desta área promovendo esclarecimentos e até mesmo encaminhando as pessoas que se interessem em voltar aos bancos escolares para o programa”.
Os militares chegam ao município no sábado (18) e permanecem alojados no Centro de Eventos Desiree Refosco, na Vila Pioneiro, até o dia nove de junho. O Parque Temático das Águas também é utilizado como área de repouso pelos militares. Segundo o Capitão Jairo Roberto Lemos, é um fato raro encontrar uma gestão tão empenhada em ajudar na organização de uma ação dos militares brasileiros. “Somos uma instituição muito resguardada e preocupada em manter a soberania do nosso país. Nos alegra verificar que quando o Exército Brasileiro tenciona a desenvolver uma ação em determinada cidade, nos depararmos com um grupo tão empenhado em promover o civismo, a cidadania e a saúde de seus munícipes”.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29