Img 3650

GERAL

Festival de Cannes tem filme gravado em Casa de Custódia do Paraná

O documentário Pátio é um dos dois curtas-metragens que representam o Brasil na 66ª edição do Festival.

16/05/2013 - 17:47


É o segundo filme da trilogia Cárcere, do diretor Aly Muritiba, que será exibido na Semana da Crítica, importante mostra paralela do evento, que revela novos talentos.
Formado em História, o baiano radicado em Curitiba, Muritiba trabalhou como agente penitenciário no Paraná enquanto estudava cinema. Foi a partir dessa experiência que pôde retratar o universo do sistema prisional, recebendo todo o apoio do Departamento de Execução Penal (Depen), vinculado à Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos do Paraná (Seju). 
Segundo o diretor, a obra trata da liberdade atrás das grades e busca desmitificar o sistema e mostrar as relações humanas dentro da penitenciária. “A mídia mostra o agente e a penitenciária sempre como truculentos e corruptos. Não é bem assim. Existem sopros de humanidade ali dentro e muitas vezes eles estão nas relações que se estabelecem entre agentes, presos e familiares”, afirma Muritiba. “O preso também é capaz de sentimentos humanos, como gostar de futebol, capoeira ou esperar ansiosamente pelo dia da visita do filho”. 
O filme Pátio, com duração de 17 minutos, já recebeu o prêmio de Melhor Curta-Metragem do Festival Internacional de Documentários de São Paulo É Tudo Verdade, e ganhou o Prêmio Aquisição Canal Brasil. O filme anterior de Aly Muritiba, A Fábrica, chegou a ser pré-selecionado para o Oscar de Melhor Curta-Metragem. 

CONVITE – O outro filme brasileiro incluído na mostra é Pouco Mais de Um Mês, do mineiro André Novais Oliveira, que tem duração de 22 minutos. Os dois filmes foram exibidos na mostra Foco, durante a 16.ª edição da Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), quando foram vistos pelos programadores do Festival de Cannes e convidados para se apresentarem na mostra internacional de 2013, realizada na França, até o dia 26 de maio.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29