Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

Chuvas causam transtornos em bairros da cidade

Os principais problemas ocorreram nos Jardins da Mata e Santa Clara e Residencial Barcelona.

16/05/2013 - 18:14


Nesta quinta-feira (16), a equipe técnica da secretaria de Habitação e Urbanismo de Toledo (SHU), entre eles o secretário Igor Colla Januário, percorreu diversos locais na cidade que sofreram danos devido às chuvas da noite da quarta-feira (15) que, segundo dados do Instituto Tecnológico SIMEPAR, ultrapassaram os 100 milímetros.
No Jardim da Mata, empreendimento que contará com 315 unidades habitacionais, a construção das casas, iniciadas pela gestão anterior, ocorreu antes do início das obras de infraestrutura urbana. “No início do ano percebemos que as moradias estavam abaixo do nível das ruas. Isso fatalmente causaria alagamentos e problemas para os moradores”, comenta Igor. A partir de então, em parceria com a Empresa de Desenvolvimento Urbano e Rural de Toledo (Emdur), a SHU começou a realizar as adequações como rebaixamento das ruas e outras ações. Entretanto, a enxurrada provocada pelo grande volume de chuvas acabou por destruir a última parte dos serviços de escoamento da água. O emissário, tubulação principal que liga a rede de manilhas com os rios que receberão as águas da chuva, foi parcialmente destruído. “A obra no local ainda não estava concluída e faltava enterrar por completo esta tubulação. A forças das águas acabou por levar parte desta terra”, explica Igor.
Outra localidade que sofreu com o temporal foi o Santa Clara IV, entre as ruas Mate Laranjeiras e Francisco Saffanoff. Duas residências invadidas pela lama que desceu junto com as águas das chuvas. A situação se estabeleceu devido às obras de um novo loteamento localizado na região. Os moradores perderam móveis e os muros dos terrenos foram destruídos. A prefeitura,  na quinta-feira (16), realizou todos os levantamentos necessários para providenciar o auxílio às famílias prejudicadas e apontar as causas da eventualidade. A construtora responsável pelas obras de infraestrutura do novo empreendimento entrou em contato com a prefeitura de Toledo, por meio de seu departamento jurídico, e informou que irá ressarcir os munícipes prejudicados, bem como a administração municipal pelos estragos provocados.
As chuvas também causaram dificuldades no Residencial Barcelona. No início do ano, a administração municipal observou diversos problemas na execução do projeto do conjunto habitacional que conta com 218 moradias. De acordo com Igor Januário, existiam falhas na execução do empreendimento que ocasionaram, no dia oito de janeiro de 2013, deslizamentos de terra onde a lama e a enxurrada destruíram calçadas e ruas e invadiu algumas residências. Na época, foram iniciadas intervenções como terraplanagem do terreno, construção de muros de arrimo e taludes (aterros de contenção) com o objetivo de barrar as águas das chuvas.
Toda a funcionabilidade destas estruturas foram apresentadas pelos servidores municipais da SHU aos proprietários dos imóveis em uma reunião, que aconteceu no auditório Acary de Oliveira, na prefeitura, em 29 de abril, dez dias após o repasse das casas aos proprietários. O encontro contou com a presença de representantes da Construtora Cidade Bela, da Caixa Econômica Federal e moradores das quadras 54, 130 e 131.
A SHU informou aos presentes que a retirada da terra ou qualquer mudança deveria ser informada à prefeitura que providenciaria o apoio técnico. A normativa não foi respeitada e alguns terrenos foram modificados pelos moradores o que ocasionou uma instabilidade nos muros de arrimo. “Tivemos todo um trabalho realizado no Barcelona e, sem prévio estudo e autorização dos órgãos competentes, alguns proprietários iniciaram a edificação de muros, remoção de terra e placas de grama dos aterros de contenção, e infelizmente estas ações geraram um dano estrutural nas proteções”, relata Igor Januário. Dois terrenos apresentam o problema.

Escola e Centros Municipais de Educação Infantil
Algumas escolas e centros municipais de educação infantil em Toledo vêm apresentando infiltrações e goteiras desde o ano passado. O problema foi estudado pela Secretaria de Habitação e Urbanismo (SHU) e a causa principal apontada é a utilização de um determinado tipo de cobertura não indicada para a nossa região. A Escola Municipal Shirley Lorandi, no centro, e o Centro Municipal de Educação Infantil Professora Ângela Neolete Wessel, no Jardim Pancera, já estão com processos licitatórios para a substituição dos telhados abertos. A Secretaria Municipal de Educação (SMED) e a SHU estão produzindo um relatório pedagógico e técnico para que se analise a viabilidade legal da compra dos materiais necessários em caráter emergencial.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29