1144x150 %284%29

GERAL

Prefeitura discute implantação de atendimento em Pedia Suit para reabilitação motora de pacientes

Tratamento de reabilitação e coordenação motora direcionado a pessoas com problemas neurológicos.

24/05/2013 - 16:18


O promotor, José Roberto Moreira, expôs a necessidade de oferecer o tratamento a crianças especiais para a reabilitação e coordenação motora. O método é referência mundial neste tipo de tratamento. O promotor apresentou ao prefeito informações e vídeos que demonstraram como o atendimento é realizado e mencionou também que o tratamento é oferecido na Apae (Associação Pais e Amigos dos Excepcionais) em Cascavel. “A ideia é que o município ofereça o tratamento àquelas crianças que podem ser atendidas pelo método, pois o tratamento oferece qualidade de vida para os pacientes e saúde também é qualidade de vida”.
Beto Lunitti afirma que a prefeitura atenderá ao pedido e buscará formas para viabilizar o atendimento. “Temos o compromisso de atender as demandas na área da saúde e vamos buscar solução para garantir que a necessidade seja suprida”. Beto pediu ao secretário de saúde para estabelecer diálogo com a Apae de Toledo e também como CISCOPAR (Consórcio Intermunicipal da Costa oeste) para buscar a melhor alternativa para oferecer o serviço as pessoas que necessitam do tratamento.
O gestor firmou o compromisso com o Ministério Público de dar encaminhamento ao processo nos próximos 30 dias. O prefeito pediu ainda um estudo por parte da secretaria de saúde para estabelecer uma parceria ou convênio para apoiar também o tratamento em ecoterapia oferecido na APAE de Toledo. O secretário de saúde Edson Simionato iniciou ainda na tarde de quinta-feira (23) tratativas com a Apae para discutir a possibilidade de implantação do atendimento. Simionato informa também que a proposta será debatida com o CISCOPAR.
O secretário frisa a necessidade de se estabelecer um protocolo que oriente e defina a quem o tratamento poderá ser direcionado, tendo em vista que ele é indicado a determinados pacientes, dependendo do quadro clínico. Conforme o secretário ficou estabelecido que o protocolo será construído por uma equipe multidisciplinar da secretaria de saúde.
TRATAMENTO
De acordo com a fisioterapeuta Michele Queiroz o tratamento é realizado com sessões de 2 horas diárias durante um mês. “Depois desse período é necessário realizar mais sessões 4 intensivos no ano”. Segundo a fisioterapeuta, o custo para o tratamento de dois pacientes por mês seria de R$ 5 mil.
O método Pedia Suit é direcionado a pessoas com distúrbios neurológicos e surgiu por meio de estudos feitos pela Nasa. Hoje, é referência mundial no tratamento de reabilitação da coordenação motora de crianças e adultos.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29