1144x150 %284%29

Operação mobiliza 2,5 mil policiais em todo o Paraná

A ação é comandada pela PM que tem 1,9 mil policiais envolvidosconta com o suporte de 250 policiais civis, 50 policiais federais, 240 policiais rodoviários federais e 730 viaturas.

25/05/2013 - 10:58


O coordenador operacional da PM e comandante do 6º CRPM, coronel Péricles de Matos, lidera a operação e informa que serão montados 500 pontos de bloqueio no Estado para realização de batidas e abordagens, fiscalização de veículos, pessoas e estabelecimentos comerciais. “Somente em Curitiba e Região Metropolitana são cerca de 150 pontos de bloqueio”, explica Matos. 
A operação é realizada para combater a incidência de crimes violentos contra a pessoa (homicídios, latrocínios e lesões corporais) e contra o patrimônio (furtos e roubos), tanto às residências contra o comércio, assim como os casos de roubos e furtos em veículos. “Para atingir estes objetivos, haverá interdição de áreas de interesse policial para ações pontuais”, afirma o coronel. 
Segundo ele, a decisão de realizar a Operação Nhapecani atende a determinação do governador Beto Richa e é tomada a partir das reuniões feitas com todos os setores de inteligência das forças de segurança que atuam no Estado. “As edições obedecem a um planejamento antecipado e à observação dos índices estatísticos de criminalidade”, explica o oficial.
Pela PM, os batalhões especializados também participam das ações, sendo eles: o Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMA), o Batalhão de Patrulha Escolar (BPEC), o Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) e o Regimento de Polícia Montada (RPMon), os quais devem atuar em conformidade aos Comandos Regionais de onde atuam. Além deles, participam o Batalhão de Operações Especiais (BOPE), o Batalhão de Policia Guarda (BPGD) e o Batalhão de Polícia de Fronteira (BPFron).

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29