1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

AMBIENTE

Coleta de lixo eletrônico é foco da Semana do Meio Ambiente

No dia 5 de Junho é comemorado o dia Mundial do meio ambiente.

29/05/2013 - 15:52


Em virtude disto, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SMMA) organiza uma semana com diversas atividades. A programação inicia neste domingo (02) às 19h com a realização de um “Momento de Reflexão Ambiental” no hall de entrada do Aquário Municipal Dr. Rômulo Martinelli.  A abertura oficial da Semana do Meio Ambiente será realizada na segunda-feira (03) às 9h no Parque Ecológico  Diva Paim Barth. A abertura contará com a presença de autoridades municipais, entre elas, o vice-prefeito, Adelar Pelanka e o secretário de Meio Ambiente Leoclides Bisognin.

Segundo Bisognin, o objetivo da programação é conscientizar a população sobre diversos aspectos relacionados ao meio ambiente, entre eles a importância de separar materiais reciclados. O secretário frisa ainda que também será enfocada a responsabilidade que as pessoas têm em relação ao planeta. A diretora da SMMA, Michele Krenczynski, explica que a Semana do Meio Ambiente é um tempo de reflexão sobre as atitudes. “Fazemos parte desse ambiente, no que se refere à preservação da fauna, da flora e dos recursos naturais e cabe a cada um a mudança de comportamento, inclusive para a sobrevivência da espécie, pois somos responsáveis pelo que fazemos e por onde vivemos”.
O responsável técnico pelo Aterro Sanitário do município, Flávio Augusto Scherer, salienta a importância da participação da população durante as atividades. “A semana do meio ambiente é uma oportunidade de informar a população sobre a importância da conscientização em relação aos resíduos e sua reciclagem, de forma que cada cidadão faça a separação correta dos recicláveis para a destinação final adequada”.
Resíduos Eletrônicos
Além das diversas atividades que serão realizadas ao longo da semana também será desenvolvida dentro da programação a “Campanha Eco Tech”. Conforme Flávio Scherer o objetivo é a troca de lixo eletrônico por mudas de flores. O material recolhido será encaminhado a uma empresa licenciada de acordo com as normas ambientais, que fará a reciclagem e a destinação do material recolhido.
O ponto de coleta dos materiais eletrônicos será a Usina do Conhecimento, no Parque Ecológico Diva Paim Barth. Segundo Scherer, os interessados em destinar corretamente o material eletrônico poderão procurar o ponto de coleta durante toda a semana (03 a 07), das 8h até às 17h.
Os lixos eletrônicos que serão recebidos são monitores, computadores, televisão, eletrônicos, como máquina fotográfica, calculadoras, videocassetes entre outros. Scherer explica que pilhas usadas não serão recolhidas.
O secretário de Meio Ambiente informou ainda que no primeiro dia da programação no domingo (02) além da realização do Momento de Reflexão, também haverá a apresentação do Coral Viva a Idade- Unimed Costa Oeste. Neste dia também haverá distribuição de peixes ornamentais (Beta) para crianças que visitarem o Aquário Municipal. A doação dos peixes foi realizada pela Aquaripesca, que presta serviço ao Aquário.

PROGRAMAÇÃO

SECRETARIA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE

02/06 às 19H – Momento de Reflexão Ambiental do Aquário Municipal Dr. Rômulo Martinelli, no hall de entrada do Aquário Municipal;
03/06 às 9H - Abertura Oficial da Semana do Meio Ambiente e Campanha Eco Tech, na antiga Usina do Conhecimento e Lançamento do Concurso de escolha do Mascote do Programa Lixo Útil Modalidade Contêiner, Lago Municipal Diva Pain Barth;
03/06 à 07/06, das 08H às 11:30 e 13:30H às 17:00 – Campanha Eco Tech (troca de resíduos eletrônicos por mudas de flor) na antiga Usina do Conhecimento, Parque Ecológico Diva Pain Barth;
05/06 das 08H às 11:30 e 13:30H às 17:00 – Blitz Educativa em parceria com a Itaipu Binacional, no semáforo das Avenidas Parigot de Souza com Santos Dumont;
08/06 e 09/06 – Campanha Eco Tech (troca de resíduos eletrônicos por mudas de flor) no Centro de Eventos Ismael Sperafico;
09/06 às 17H - Encerramento Oficial da Semana do Meio Ambiente e Campanha Eco Tech”, no Centro de Eventos Ismael Sperafico.

JARDIM ZOOBOTÂNICO DE TOLEDO – PARQUE DAS AVES E CURSOS DE CIENCIAS BIOLÓGICAS E ENGENHARIA AMBIENTAL DA PUC CAMPUS TOLEDO
03/06 (tarde) - 07/05 – Museu Didático Itinerante da PUC – Campus Toledo;
04/06 – Trilha Ecológica Interpretativa com os acadêmicos do Curso de Engenharia Ambiental da PUC;
06/06 das 13H às 17H – Entrega de mudas e orientações acerca da arborização no cruzamento das Ruas Parigot de Souza com Santos Dumont;
05/06 às 19H – Realização do Primeiro Ecocine - Sessão de Cinema com o filme A Era do Gelo, no Auditório da PUC Campus Toledo.

ESCOLA MUNICIPAL OSVALDO CRUZ – VILA NOVA
03/06 à 04/06 - Estudos e confecções de cartazes e panfletos;
05/06 – Sessão de Cinema com o filme Walle (Pré até o 2° ano ) - O dia após de amanhã (3°, 4° e 5°);
06/06 - Caminhada com faixas pelas ruas da vila;
07/06 - Entrega de panfletos nas casas dos moradores de Vila Nova e colocação das faixas na praça e na entrada e saída de Vila Nova.

MUNICIPAL DUQUE DE CAXIAS – CONCÓRDIA DO OESTE
- Visita a Usina PCH do Rio São Francisco;
- Produção de mudas de árvores por estaquias, para posterior distribuição à comunidade Escolar;
- Produção do sabão caseiro com a reutilização do óleo de cozinha.

SALA VERDE
03/06 à 24/06 – Mostra de trabalhos de alunos da Rede Municipal de Ensino – Reciclar + Brincar + Educar.

COLÉGIO ESTADUAL DE NOVO SARANDI
11/06 das 13:15 as 17:40 – IV Conferência Nacional Infanto Juvenil do Meio Ambiente - CNJIMA, atividades: oficinas referente aos temas AGENDA 21, CARTA DA TERRA e sustentabilidade com atividades lúdicas de construção de agenda 21 e metas de sustentabilidade para a escola e região, e após isto uma rodada de discussão sobre os temas abordados. Ocorrerá no período vespertino com os alunos das 4 turmas de ensino fundamental, ou seja, 6°, 7°, 8° e 9° ano.

CEBJA
05/06 - Projeto de horta suspensas com o plantio de temperos e chá em garrafas pet que serão colocadas no muro e passarela desta Instituição de Ensino. Projeto Horta na Escola.

COLÉGIO ESTADUAL DARIO VELLOZO
04/06 – Abertura da Semana do Meio Ambiente. Antiga Usina do Conhecimento;

05/06 – Desenvolvimento do Projeto Corrente da Pilha. Recolhimento de pilhas junto a outros estabelecimentos de ensino.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29