Casa de not%c3%adcias 1144x150

GERAL

LDO deve ser encaminhada ao Legislativo no próximo mês

Audiência da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para 2014, na noite de quarta-feira (29), reuniu moradores de diversos bairros e distritos de Toledo.

30/05/2013 - 20:44


Na oportunidade, o prefeito, Beto Lunitti, disse que sentia-se honrado em ser o gestor do Município. “Tenho buscado construir um ambiente político harmônico em Toledo. Ganhamos as eleições, desmanchamos o palanque e estamos administrando a nossa cidade com propriedade”.

Na sequência, a diretora do Departamento de Planejamento e Controle Orçamentário, Regina Angnes, apresentou aos participantes as propostas e metas da administração para 2014. Entre as prioridades apresentadas a diretora citou o Orçamento Participativo, a Agenda Pública do Prefeito com a Comunidade, a realização de obras no almoxarifado, arquivo central, além de urbanização de diversas ruas previstas no PAC-2, realização de concurso público, implantação de unidades industriais, entre outras As ações estão contempladas no Plano Pluanual/2014- 2017.
Após a apresentação das ações, os moradores pronunciaram-se. O presidente da Associação de Moradores do Jardim Filadélfia, Beto Tureta, reivindica a pavimentação asfáltica da rua que passa em frente à escola municipal, localizada entre os bairros Pancera e Filadélfia. “É um problema que se estende a mais de 16 anos. O interior de Toledo tem asfalto, mas não tem no centro da cidade. É o terceiro ano que faço este pedido”. Ele também solicita o fechamento da área da Associação de Moradores.
A representante da Escola Municipal Antônio Scain (Jardim Filadélfia) complementou Tureta e ainda solicitou a instalação de uma faixa elevada e sinalizações horizontais e verticais em frente à escola nos períodos matutino e vespertino.
A secretária da Associação de Moradores do Jardim Orquídeas, Clair, solicita um ponto de ônibus exclusivo para os alunos da APAE. “Hoje utilizamos a área de uma residência como ponto”. Ela ainda solicita a conclusão da creche.
A representante da escola de São Luis do Oeste, Adriana, pede que o Município implante a coleta seletiva ou o EcoPonto no interior. “Os profissionais desenvolvem campanhas educativas com os alunos sobre ações ambientais. O objetivo é incentivar a separação do material reciclável”. Ela ainda solicita o calçamento externo.
O presidente do Sindicato Rural, Nelson Paludo, sugeriu a mudança na rede de energia do interior, passando de bifásico para trifásico. “O interior é uma segunda indústria e, por isso, precisamos oferecer melhorias. A manutenção do trifásico é barata para o produtor e pode auxiliar no desenvolvimento da atividade”.
Paludo relata que o trabalho poderia ser realizado em parceria entre a Copel, o Município e o produtor.
O presidente da Sociedade Rural, João Bombardelli, também solicita melhorias para o interior. No caso dele, a recuperação de algumas estradas que foram pavimentadas em anos anteriores. “A pavimentação não é realizada com o uso de uma tecnologia avançada. Com isso, o terreno sede e surgem problemas”.
O presidente da Associação de Moradores da Linha Bue Caé, José, disse que - dentre as várias necessidades do interior - uma das principais é a melhoria das estradas rurais que dão acesso a estrada principal. “Não há pedras que possamos cascalhar”.
O prefeito, Beto Lunitti, destaca que a equipe está desenvolvendo um programa de apoio ao produtor rural, o qual será executado no próximo ano.
O presidente da Associação de Moradores do Jardim Coopagro, Renato Schuk, agradeceu ao Poder Municipal pela realização de diversas ações no bairro e sugeriu a construção de um vestiário no campo sintético do bairro já que no local são realizados diversos amistosos.
A presidente da Associação de Moradores dos Jardins América/Bela Vista, Genici, acrescentou que as obras sejam entregues as comunidades, somente quando estiveram completas. “Sempre digo que a associação recebeu uma obra pela metade da administração anterior”.
Na oportunidade, ela agradeceu a administração pelo atendimento e acolhimento, mas reivindicou uma nova estrutura no teto e uma nova churrasqueira para a associação, pois a vigilância condenou a atual.
O vice-presidente da Associação de Moradores de Concórdia do Oeste, Carlos, pede a construção de uma nova caixa d’água, pois existe a preocupação dos moradores de que a atual não irá mais atender a demanda com eficiência. Além que, seu estado está precário.
A representante do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Toledo pede que a administração analise a possibilidade de incluir este conselho no orçamento. “O Conselho – em caráter deliberativo – pudesse novos projetos para o Município”.
Ao final, o prefeito, Beto Lunitti, disse que as reivindicações apresentadas na audiência pública foram anotadas. “As solicitações deverão ser atendidas o mais breve possível”.

Conheça algumas ações da LDO 2014
A continuidade dos restaurantes populares; implantação do Plano de Desenvolvimento Estratégico; realização de concursos públicos; a manutenção das atividades da Funtec; a publicação dos órgãos oficiais; implantação do Programa Edocomunicação; realização de atividades artísticas culturais; criação e regulamentação da Orquestra de Câmara e a Banda Sinfônica, Companhia de Teatro e Dança; realização da homenagem dos pioneiros; apoio as entidades culturais; oferecer gradativamente a educação integral; construção de uma escola no Jardim Porto Alegre; construção de um planetário; reformar e ampliar algumas escolas e creches; continuidade do transporte escolar; implantação do Programa Estudar; manutenção do Programa Escola Cidadão; melhorias em alguns locais esportivos, como ginásios, campos, entre outros; incentivar a participação de atletas em competições regionais, estaduais e nacionais representando o Município; realização de ações de educação ambiental; recuperação de locais degradados; Plano de Recurso Hídricos; ampliação do lixo útil; manutenção das áreas verdes, praças, parques; implantação de unidades industriais e parques tecnologias; adequações do aeroporto municipal; desenvolver do turismo rural, cultural, religioso, esportivo e gastronômico; manutenção e melhorias do Parque nas Águas; realizar manutenção das vias públicas; serviço e limpeza; reestruturação da rede pluvial; qualificação dos serviços de saúde mental; implementar o Mercado Municipal; realizar as conferências municipais; executar melhorias nos CERTIS; implantar uma Casa Abrigo par aas mulheres em parceira com o Governo Federal; realizar adequações das estradas rurais; executar campanhas educativas de trânsito; implantar novos pontos de ônibus; dar continuidade ao Programa Passeio Toledo; incentivar a criação de grêmios estudantis; entre outras ações.

Votação
A Lei de Diretrizes Orçamentárias para 2014 (LDO) deverá ser encaminhada até o dia 15 de junho para Câmara Municipal de Vereadores. Caso aprovada, deve entrar em vigor a partir de 01 de janeiro de 2014.

Com informações da Assessoria de Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29