1144x150 %284%29

AMBIENTE

Ato abre ações da Semana do Meio Ambiente e da Campanha Eco Tech

Segue até este domingo (09) atividades que visam os cuidados com o meio ambiente.

03/06/2013 - 19:17


Uma delas é o recolhimento de materiais eletrônicos na Usina do Conhecimento, até o dia de 03 a 08 de junho, e no Centro de Eventos Ismael Sperafico, nos dias 08 e 09 de junho, durante a Feira Shopping.
Durante a cerimônia, promotor de justiça, Giovani Ferri, frisa a soma de esforços para a realização da Campanha Eco Tech. Ferri  lembra que a preservação é papel de todos. Ele ainda agradeceu ao empenho das diversas entidades presentes e comprometidas com o meio ambiente.
Apesar deste esforço das associações em prol dos cuidados ambientais, o secretário de meio ambiente, Leoclides Bisognin, citou alguns problemas enfrentados no município, como o descarte de pneus inservíveis de forma errada, a destinação de animais mortos e os problemas com os resíduos depositados de forma irregular. “Recolhemos 700 toneladas de lixo durante os mutirões contra a dengue promovidos pela Coordenação de Combate às Endemias. Há alguns dias pessoas lançaram pneus na nascente da Sanga Cerro Corá. São situações insustentáveis e que precisamos coibir de todas as formas possíveis”.
O presidente da Câmara de Vereadores, Adriano Remonti, demonstrou estar atento as discussões relacionadas ao meio ambiente. “Temos que preparar um mundo melhor para as futuras gerações e nos adaptarmos ao que nos é cobrado neste momento”. Outro vereador presente no evento, Tita Furlan, que é presidente da Comissão de Meio Ambiente da Câmara, afirmou que a união de esforços entre as entidades e clubes de serviços promove a conscientização e mobilização da sociedade. “Por menores que possam parecer as ações, elas sempre trarão benefícios à coletividade”.
Muitos problemas relacionados ao meio ambiente, segundo o vice prefeito Adelar Pelanka, advêm da colonização da região. “Sou filho de colonizadores e os agricultores eram motivados a desmatar para produzir mais. Os governos impeliam as pessoas a abrir novas áreas para cultivo e nunca se imaginou que futuramente estas ações acarretariam tantos problemas”. Pelanka ainda citou que a falta de comprometimento de algumas pessoas e a falta de pelo que é de todos é um agravante nas questões que tangem o meio ambiente. “Vi uma pessoa, há poucos dias, quebrando uma garrafa em via pública. Parei e recolhi os cacos porque é o lugar onde as pessoas, inclusive nossos filhos, caminham e poderiam se ferir”. Pelanka ainda reforçou aos presentes a necessidade de incentivar as pessoas a promover os cuidados com suas casas, seus quintais e, por consequência, manter toda a cidade limpa e preservada.

Campanha Eco Tech
Ao final da cerimônia foi firmado o termo de parceria entre o Ministério Público da Comarca de Toledo e diversas entidades com o objetivo de ampliar e solidificar o ‘Programa Eco Tech – Coleta de Lixo Eletrônico’, que tem como tema ‘Tecnologia e Juventude protegendo o Meio Ambiente’. Participam da ação a Secretaria de Meio Ambiente de Toledo (SMA), Associação Comercial e Empresarial de Toledo (ACIT), Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento (Sescap-PR), Capítulo Toledo Nº 256 da Ordem Demolay para o Brasil, Ordem Internacional do Arco-Íris para Meninas, Eco Clube Cidadão Ambiental, Rotaract, Florir Toledo, Pastoral da Juventude Lassalista (Pajula), Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Toledo e Léo Clube Toledo.
O objetivo da campanha é despertar a consciência ambiental da população, protegendo o meio ambiente por meio do recolhimento e destinação adequada de resíduos eletrônicos. Cada cidadão que realizar a entrega de um resíduo eletro eletrônico acima descrito receberá uma muda de árvore como estímulo social e ambiental.

Ações da Semana do Meio Ambiente
Entres os dias 03/06 e 07/06, das 08h às 11h30 e 13h30 às 17h – Campanha Eco Tech (troca de resíduos eletrônicos por mudas de flor) na antiga Usina do Conhecimento, Parque Ecológico Diva Pain Barth. No dia 05/06 das 08h às 11h30 e 13h30 às 17h – Blitz Educativa em parceria com a Itaipu Binacional no semáforo do cruzamento das Avenidas Parigot de Souza e Santos Dumont.
Nos dias 8 e 9 de junho – Campanha Eco Tech (troca de resíduos eletrônicos por mudas de flor) no Centro de Eventos Ismael Sperafico, durante a Feira Shopping.No domingo (09), às 17h, Encerramento Oficial da Semana do Meio Ambiente e Campanha Eco Tech”, no Centro de Eventos Ismael Sperafico.
No Jardim Zoobotânico de Toledo (Parque das Aves), os cursos de Ciências Biológicas e Engenharia Ambiental da Pontifícia Universidade Católica (PUCPR), promovem, na terça-feira (04), uma trilha ecológica interpretativa. Na quinta-feira (06), das 13h às 17h, aconteceu a entrega de mudas e orientações acerca da arborização no cruzamento das Ruas Parigot de Souza com Santos Dumont. Na quinta-feira (05), às 19h, acontece o primeiro Ecocine, sessão de cinema com o filme ‘A Era do Gelo’, no Auditório da PUC Campus Toledo.
Também estão previstas ações nas escolas municipais Osvaldo Cruz, de Vila Nova, e Duque de Caxias, em Concórdia do Oeste.

Da Assessoria - Toledo

Sem nome %281144 x 250 px%29