Casa de not%c3%adcias 1144x150

SAÚDE

Secretaria de Saúde promove campanha de prevenção à osteoporose

A campanha é voltada para mulheres acima de 60 anos e que estejam na pós-menopausa.

04/06/2013 - 15:12


Com o objetivo de diagnosticar precocemente a osteoporose e definir o tratamento adequado, a Secretaria de Saúde de Toledo em parceria com a indústria farmacêutica Eli Lilly realiza de 10 a 14 de junho, uma campanha preventiva. A ação acontecerá das 8h às 17h, na Central de Especialidades da Secretaria Municipal de Saúde, na rua Carmelita Nodari, 132, Jardim Gisela.
Sob a supervisão de um médico, as mulheres passam pelos exames de ultrassonometria (máquina de calcâneo), um exame de triagem, cujo resultado sai imediatamente e permite ao médico detectar a doença precocemente. O calcâneo é o local do corpo mais utilizado internacionalmente e, também no Brasil, para o exame.  Esta preferência ocorre por ser o calcâneo metabolicamente mais ativo, além de ser facilmente acessível, reduzindo assim erros no posicionamento do pé na realização do exame.
Em caso de screening positivo, o portador é encaminhado para o exame de densitometria óssea, a fim de confirmar o diagnostico e verificar o grau de comprometimento da sua massa óssea, e, se necessário, iniciar o tratamento dentro da instituição de saúde pública. Esse processo integra as campanhas da Lilly - em parceria com secretarias municipais de saúde - que tem o intuito de alertar para os perigos da osteoporose com a realização do exame, palestras educativas e indicações para a prática de atividades físicas.
Doença
A osteoporose atinge 10 milhões de pessoas no Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde, e impacta diretamente na qualidade de vida do indivíduo, já que existe a tendência de fraturas devido à perda da resistência óssea. No caso da população feminina é ainda pior: uma em cada quatro mulheres com osteoporose apresenta fratura vertebral na pós-menopausa. Portanto, o diagnóstico precoce da osteoporose é fundamental, uma vez que permite ao médico e paciente tomarem medidas adequadas para evitar fraturas, cirurgias e perda de qualidade de vida.
A osteoporose é definida como uma doença osteometabólica, caracterizada por perda de massa óssea importante, que faz com que seu portador seja mais propenso ao desenvolvimento de fraturas. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, no mundo, 13% a 18% das mulheres e 3% a 6% dos homens, acima de 50 anos, sofrem com a doença.

Da Assessoria

Sem nome %281144 x 250 px%29