1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Campanha incentiva o Uso Racional de Medicamentos

Em Toledo, o evento acontece no dia 12 de junho, das 9h às 17h, na Praça Willy Barth.

04/06/2013 - 15:46


A busca intermitente que as pessoas têm por uma cura de suas dores as leva cada vez mais a utilizarem medicamentos de forma desregrada e sem prescrição médica. O ato de se automedicar é algo advindo de vários fatores, incluindo os costumes de seu grupo familiar, o fácil acesso aos medicamentos das farmácias e a vontade de livrar-se rapidamente de seu incômodo. Diante disso, em junho, a 20ª Regional de Saúde, CRESEMS (Conselho Regional de Secretários Municipais de Saúde) e CISCOPAR promovem ações incentivando o uso racional de medicamentos.

Alguns dos malefícios que tal uso irracional podem causar ao paciente são: custos desnecessários ao paciente, tempo prolongado da cura, não atingir o efeito desejado e na pior das hipóteses pode até prejudicar o paciente e levá-lo a uma intoxicação.
O uso indevido de remédios é considerado um problema de saúde pública não só no Brasil, mas mundialmente. Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que o percentual de internações hospitalares provocadas por reações adversas a medicamentos ultrapassa 10%. Além disso, a combinação errada de medicamentos diferentes também oferece riscos à saúde, já que um medicamento pode anular ou potencializar o efeito do outro. 
Por tais evidências o CISCOPAR, Secretarias Municipais de Saúde e 20ª Regional de Saúde com a parceria da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC) e a Prati-Donaduzzi promovem neste mês de junho a Campanha de Uso Racional de Medicamentos, que terá como objetivo orientar a população sobre os malefícios do uso irracional dos medicamentos e a forma correta de descarte de medicamentos vencidos. Além de outras atividades a serem realizadas pelos profissionais de tais organizações, como a coleta de medicamentos vencidos, exames de diabetes, tipagem sanguínea, aferição da pressão arterial, informações sobre doação de sangue, a prevenção de DSTs/HIV/Aids, distribuição de preservativos e folders.

Importante
Quem tiver medicamentos vencidos ou medicamentos que não serão mais utilizados pela população e estiverem dentro do prazo de validade, que levem até os locais da realização da campanha. Os profissionais qualificados das secretarias Municipais de Saúde farão a destinação correta dos medicamentos recebidos.

Da Assessoria Ciscopar

Sem nome %281144 x 250 px%29