1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

EDUCAÇÃO

Paranaenses conquistam 35 medalhas de ouro nas Olimpíadas de Matemática

O evento premiou 247 estudantes da rede estadual e outros 47 da rede municipal.

12/06/2013 - 12:27


O vice-governador e secretário de Estado da Educação, Flávio Arns, participou na terça-feira (11) da cerimônia regional de entrega das medalhas de prata e bronze da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2012. As medalhas de ouro serão entregues no Rio de Janeiro, no próximo dia 19. 
Segundo Arns, além da valorização da Matemática, a olimpíada contribui para melhorar a qualidade do ensino básico que estimula as práticas de ensino das ciências exatas. “A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é uma grande oportunidade que as escolas têm, junto com seus alunos, para participarem de um evento que serve para indicar perspectivas interessantes para o futuro”. 
O objetivo principal da Olimpíada é estimular o estudo da Matemática e despertar o interesse de professores e estudantes. “A matemática é fundamental para o desenvolvimento do país. No início, a Obmep buscava descobrir novos talentos na área”, explicou o coordenador estadual, Yuan Jin Yun. Ele ainda lembrou que o evento de premiação serve de motivação para outros alunos se dedicarem aos estudos. 
Para João Marcelo Schlickman, que estudou o ano passado no ensino fundamental da Escola Estadual Cândido Portinari, em Ampere, a Olimpíada é um estímulo aos estudos. “Eu me esforcei bastante para essa Olimpíada, fiquei contente com a medalha de bronze, mas sei que com meu esforço eu posso fazer ainda melhor”, disse. 
A Escola Cândido Portinari já teve seis medalhistas da Obmep. “A premiação é uma decorrência do trabalho já realizado na escola, mas fazemos um trabalho individual com os alunos que passam da primeira para a segunda fase”, comentou a professora de Matemática da escola, Bernadete Oldra. Ela ainda é mãe de um dos alunos premiados. 
Aliás, o apoio da família também ajuda nos resultados da Obmep. “É importante que a família esteja presente no acompanhamento no estudo em casa do seu filho, para ele entenda que a família valoriza a educação”, contou orgulhosa Mariléia Santini, mãe do Murilo, que estuda no primeiro ano do ensino médio do Colégio Estadual de Dois Vizinhos, em Dois Vizinhos, premiado com a medalha de bronze. 

PARTICIPAÇÃO
O Paraná teve uma expressiva participação na 8ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, conseguindo o 5º lugar no número de medalhas. Os alunos paranaenses conquistaram ao todo 35 medalhas de ouro, 69 de prata e 191 de bronze, além de 2.928 menções honrosas que já foram entregues pelos Núcleos Regionais de Educação para as escolas. 

PREMIAÇÕES
No evento ainda foram premiados as secretarias Municipais de Educação de Curitiba, de Cândido de Abreu e de Apucarana pelos resultados obtidos na Obmep. Também receberam premiações o Colégio Estadual Wilson Joffre, em Cascavel; Colégio Estadual Costa e Silva, em Itaipulândia; Escola Estadual Laranjeiras do Sul, em Laranjeiras do Sul; Colégio Estadual Sagrada Família, em Campo Largo; Colégio Estadual Gastão Vidigal, em Maringá; Escola Estadual Medalha Milagrosa, em Ponta Grossa; e Colégio Estadual do Paraná, em Curitiba.

Da AE Notícias

Sem nome %281144 x 250 px%29