1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

GERAL

TRANSPLANTES: Toledo tem equipe capacitada para captação de globo ocular

Dois enfermeiros do Hoesp Bom Jesus de Toledo foram capacitados recentemente, junto com outros 50 profissionais do estado, para fazer a captação do globo ocular para direcionamento a transplantes. A primeira coleta feita por eles ocorreu há poucos dias e a partir de agora, sempre que houver um doador na região de Toledo, o serviço pode ser feito no município garantindo mais rapidez e segurança para que os órgãos não se percam.

14/10/2010 - 07:19


Um dos enfermeiros capacitados, Itamar Weiwanko, lembra que toda e qualquer captação de órgãos, seja ele qual for, segue para um banco nacional com transplantes conforme a fila de espera. Para se ter ideia, somente no Paraná aguardam pelo globo ocular mais de 400 mil pacientes. “O maior problema é a sensibilização das famílias para as doações de qualquer tipo de órgão, o maior receio continua sendo de como as pessoas ficarão após a captação, mas é feita uma reconstituição”, assegura.
Para que a doação de fato ocorra, é preciso que familiares próximos à pessoa que perdeu a vida autorizem e é pensando nesta sensibilização que em poucos dias, ainda cm data a ser definida, será realizado em Toledo um encontro voltado à comunidade, focado neste tema. Informações como procedimentos, esclarecimentos técnicos e da conduta ética dos profissionais no momento da captação.
Acompanhe a matéria completa em vídeo sobre a capacitação à captação e sobre transplantes em poucos minutos na Casa de Noticias.

Texto e entrevista Juliet Manfrin
Imagens Selma Becker

 

Sem nome %281144 x 250 px%29