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Escolas municipais priorizam ensino de inglês

Encerra no próximo dia 19 de outubro mais uma etapa do curso de formação continuada de professores de Língua Inglesa que atuam em escolas da rede municipal de ensino dos municípios da Amop. Sob a direção da equipe pedagógica dessa associação e com a colaboração de professores da Unioeste é oferecida formação continuada a professores que ministram a disciplina de Língua Inglesa ou que atuam nas equipes pedagógicas, responsáveis pelas ações formativas em seus municípios.
 

15/10/2010 - 06:30


As ações desenvolvidas por meio deste projeto tiveram origem com a construção do Currículo Básico de Língua Inglesa para as séries iniciais. Em 2007, professores de diversos municípios, professores da universidade em conjunto com a equipe pedagógica da Amop deram início na construção desse documento, visando nortear as ações dos docentes que ministram a disciplina para crianças.
Nos anos seguintes a preocupação se deu em torno da implementação do currículo. Para que isso ocorresse foram desenvolvidas atividades de formação técnico-pedagógica com os docentes. “Na formação técnica foram contempladas as questões linguísticas, consideradas essenciais para a realização de uma boa aula de inglês, conforme prevista no currículo”  relata a professora Rose Maria Belim Motter, do curso de Letras da Unioeste, doutoranda do Programa de Pós–Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento da UFSC. Segundo ela, paralelamente ao conhecimento linguístico, foram contempladas as discussões teóricas a cerca da aquisição da língua estrangeira como teorias pedagógicas, linguísticas, psicológicas e filosóficas.
“A partir de 2009, os encontros foram pautados pela discussão a respeito da transposição para a prática daquilo que se previa no currículo. Nesse ínterim foram consideradas as diferentes possibilidades de construção de material didático para facilitar o processo de ensino-aprendizagem. Já em 2010, os professores participaram, nas dependências na Unioeste, do curso que possibilitou a elaboração de materiais didáticos digitais para a
utilização nas aulas de inglês”, afirma a professora Emma Gnoatto, do Departamento de Educação da Amop.
Com a intenção de criar uma conexão direta entre material e aluno, optou-se por construir esses dispositivos pedagógicos utilizando-se de recursos digitais, que hoje fazem parte desde cedo da realidade dos alunos.
“Observa-se que os recursos digitais possibilitam, tanto ao educador quanto ao educando, a construção do conhecimento com mais facilidade quando comparado com os materiais tradicionais. A diferença de qualidade, atratividade e conteúdo varia muito entre um material impresso, sem cor e sem movimento, e um material digital, que propicia movimento, sonorização e interação”, afirma.

 

Da Assessoria

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