1144x150 %284%29

ESPORTES

Centro de Treinamento do GR de Toledo pode ser sede de treinamento Pré - Olímpico

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos Rio 2016 lançou no mês de fevereiro um projeto que estenderá a experiência do maior evento multiesportivo do mundo a outras cidades do Brasil. O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos vai identificar instalações esportivas em todo o país que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais possam trazer seus atletas para o país-sede antes dos Jogos, visando à concentração e o aperfeiçoamento do treinamento e sua aclimatação às condições locais. E o município de Toledo tem os requisitos para ser candidata a cidade sede de treinamento Pré-Olímpico.

24/03/2011 - 16:31


O projeto de ginástica rítmica mantido pela Sadia, SESI e Prefeitura de Toledo atende cerca de 1500 meninas em contra turno escolar. Muitos talentos treinam no centro de alto rendimento e foram revelados nas escolinhas de GR e hoje disputam campeonatos internacionais e trazem medalhas para o País. Essas atletas treinam – porque não dizer – no melhor centro de treinamentos do Brasil. O centro de treinamento do GR de Toledo é o único do país que possui três tapetes oficiais – ou seja – o solo sustentado em molas para amortecer o impacto das atletas. O ginásio é todo climatizado, possui espaço para fisioterapia, sala de ballet  e refeitório.Toda a estrutura do Centro segue rigorosamente as normas técnicas exigidas para realização de campeonatos internacionais. E é toda esta estrutura que poderá se tornar um local de Treinamento de Pré-Jogos para os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016.

Mas para Toledo entrar no circuito nacional dos locais de treinamento os parceiros Sadia, Sesi e Prefeitura Municipal devem cadastrar o Centro até o dia 5 de abril. PedrinhoFurlan, coordenador do projeto GR pela Sadia (uma das parceiras) explicou com exclusividade os detalhes do processo a reportagem da Casa de Notícias.

A Olimpíada de 2016 no Brasil será a primeira olimpíada da América do Sul, e segundo Furlan a partir disso o Brasil precisa se preparar com todas as suas expressões olímpicas em todas as modalidades. “Por isso que ainda no governo Lula, em setembro do ano passado, foi criada uma medida provisória, essa medida visa preparar as equipes brasileira para estar entre as dez potencias olímpicas do mundo”, explicou.  Essa medida visa beneficiar cidades que tenham atletas que disputaram e tenham títulos até o 10º lugar nos jogos escolares, da juventude, e principalmente cidades que tenham atletas que disputaram o Sul Americano e Panamericano,  e que tenham disputados também Grand Prix, como  é o caso de Angélica Kvieczynski, que ganhou 6 medalhas de outro no Sul Americano, foi  campeã Panamericana Juvenil e infantil (na Guatemala e no Canadá), e hoje é a número 1.

Segundo Furlan serão observadas, então, as estruturas bem avançadas, e a possibilidade que se transformem em cidades olímpicas e salientou ainda que isso possibilita ao poder público municipal estabelecer contatos com o Ministério dos Esportes e levantar as verbas necessárias  para que possa incentivas os esportes olímpicos no município.

O coordenador do Projeto de GR pela Sadia informou ainda que o gerente geral do Comitê Olímpico Brasileiro, José Roberto Perillier e a supervisora do comitê Berenice Wilke virão a Toledo no próximo dia 19 de abril participar de um grande evento da GR. A apresentação das coreografias preparadas pelas melhores coreografas da Ginástia Ritimica do mundo acontecerá no Ginásio do Sesi (Vila Pioneiro) às 20 horas.

Rio 2016 inicia processo para cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Jogos Paraolímpicos Rio 2016 lançou no mês de fevereiro um projeto que estenderá a experiência do maior evento multiesportivo do mundo a outras cidades do Brasil. O Processo para Cadastramento e Seleção de Locais de Treinamento Pré-Jogos vai identificar instalações esportivas em todo o país que atendam aos requisitos técnicos e recomendações das Federações Internacionais para que os Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais possam trazer seus atletas para o país-sede antes dos Jogos, visando à concentração e o aperfeiçoamento do treinamento e sua aclimatação às condições locais.

Instituições esportivas municipais, estaduais e federais, instituições de ensino públicas e privadas, instituições militares, clubes esportivos particulares, empresas do ramo esportivo e outros que possuam instalações enquadradas nos requisitos técnicos poderão participar do processo. Os interessados podem se inscrever até o dia 5 de abril através do preenchimento online do formulário disponível no site oficial Rio 2016: www.rio2016.com/treinamentoprejogos.

O processo de cadastramento e seleção, dividido em várias fases (ver “Entenda o Processo”), culminará em janeiro do ano que vem com a assinatura do Termo de Compromisso pelas instalações esportivas que tenham cumprido as exigências do regulamento, e o posterior lançamento do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016 durante os Jogos Olímpicos Londres 2012.

O presidente do Conselho Deliberativo da Associação Brasileira de Municípios, Waldenir de Bragança, ressaltou que a oferta de locais de treinamento pré-Jogos vai integrar todo o Brasil.´”É uma oportunidade única de integração para todos os municípios do país. Os Jogos Olímpicos vão constituir influência fundamental no processo de desenvolvimento sócio-econômico-cultural de todo o Brasil”, disse Bragança.

Uma Comissão Avaliadora multidisciplinar, formada por até 15 membros do Comitê Organizador Rio 2016, com apoio do COB, CPB e Ministério do Esporte, avaliará a adequação dos locais às exigências do regulamento. A oferta de Locais de Treinamento Pré-Jogos através da publicação do guia é uma das responsabilidades da Rio 2016 com o Comitê Olímpico Internacional e um serviço aos Comitê Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais, que, então, podem entrar em contato com os locais indicados para firmar acordos de uso das instalações esportivas para programas de treinamento.

 

O processo de cadastramento e seleção de locais de treinamento pré-jogos

Quem pode participar

Instituições esportivas municipais, estaduais e federais, instituições de ensino públicas e privadas, instituições militares, clubes esportivos particulares, empresas do ramo esportivo, entre outros, que possuam instalações que se enquadrem nos requisitos técnicos de participação.

Requisitos obrigatórios

Para participar, os interessados deverão atender obrigatoriamente aos seguintes requisitos detalhados no regulamento disponível em www.rio2016.com/treinamentoprejogos:

A. Transporte/localização

A instalação (Local de Treinamento Pré-Jogos) deverá estar a uma distância máxima de 150km, em estrada pavimentada, de um aeroporto regional atendido por voos regulares das empresas aéreas instaladas no país.

B. Meios de hospedagem

A instalação deverá estar a uma distância máxima de 30km, em estrada pavimentada, de meios de hospedagem qualificados para atendimento dos Comitês Olímpicos Nacionais e Comitês Paraolímpicos Nacionais. A cidade deve oferecer meios de hospedagem classificados nas categorias 3, 4 ou 5 estrelas segundo o Sistema Brasileiro de Classificação de Meios de Hospedagem do Ministério do Turismo.

C. Infraestrutura de serviços médicos e de emergência

C1. A Instalação deverá oferecer serviço de UTI móvel com equipe paramédica disponível no local de treinamento para atendimento ao Comitê Olímpico Nacional/Comitê Paraolímpico Nacional durante todo o período de uso da mesma.

C2. O tempo de deslocamento da instalação até hospital(ais) que possua(m) os departamentos e serviços listados no regulamento do processo para cadastramento e seleção deve ser de no máximo 30 minutos. Será considerado o conjunto de hospitais, laboratórios, clínicas etc. que somados os departamentos e serviços atendam ao pré-requisito, desde que o tempo de deslocamento de cada um até a instalação não exceda 30 minutos.

Etapas do processo

17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 – Os interessados poderão se inscrever através do preenchimento completo online do Formulário de Inscrição disponível no site oficial Rio 2016 www.rio2016.com/treinamentoprejogos.

17 de fevereiro a 5 de abril de 2011 – Pré-Seleção. Os interessados devem preencher o Formulário de Pré-Seleção online, comprovando o atendimento aos requisitos de participação, e enviar eletronicamente toda documentação exigida no regulamento

15 a 22 de abril de 2011 – No dia 15 de abril os participantes habilitados a passar a fase seguinte serão convidados a participar do Seminário de Orientação, a ser realizado no dia 5 de maio de 2011 na cidade do Rio de Janeiro. Os mesmos terão até o dia 22 de abril para confirmar sua presença e informar o nome do(s) representante(s).

5 de maio de 2011 – O Seminário de Orientação tem como objetivo principal orientar os responsáveis por potenciais Locais de Treinamento Pré-Jogos quanto às próximas fases do processo, direitos e deveres, oportunidades, etc. A presença de representante da instalação pré-selecionada é pré-requisito para participação nas fases subsequentes do processo.

5 a 13 de maio de 2011 – Os participantes do Seminário de Orientação deverão apresentar o Termo de Adesão, no qual os responsáveis pelos potenciais locais de treinamento aceitam e concordam com as condições do regulamento e confirmam sua intenção de continuar no processo. Anexo ao Termo de Adesão, o Termo de Cooperação deverá ser assinado pelo representante legal da instalação e pela autoridade pública municipal competente, já que o projeto depende também de um conjunto de serviços e infraestrutura inerentes ao município.

5 de maio a 1º de julho de 2011 – Preenchimento do Formulário Descritivo pelos candidatos. Este formulário conterá questionário referente à infraestrutura da instalação esportiva e da cidade, e servirá de suporte para eventuais visitas técnicas que se façam necessárias.

18 de julho a 21 de outubro de 2011 – Visitas técnicas aos candidatos a Locais de Treinamento Pré-Jogos Rio 2016. Caberá à Comissão Avaliadora o julgamento da necessidade ou não de realização de visita técnica e a determinação da data de cada visita.

25 de julho a 4 de novembro de 2011 – Elaboração e envio aos candidatos do Relatório de Inspeção contendo intervenções sugeridas.

16 de dezembro de 2011 – Prazo final para apresentação, pelos candidatos, de orçamento e cronograma iniciais para as obras de intervenção necessárias para adequação da instalação aos requerimentos das Federações Internacionais dos esportes para os quais oferecerá Locais de Treinamento Pré-Jogos, bem como todos os requerimentos contidos no regulamento.

13 de janeiro de 2012 – Divulgação da lista dos Locais de Treinamento Pré-Jogos que tenham cumprido as exigências do Regulamento.

16 a 27 de janeiro de 2012 – Prazo para envio do Termo de Compromisso assinado pelo responsável da instalação.

Julho de 2012 – Lançamento do Guia de Locais de Treinamento Pré-Jogos durante os Jogos Olímpicos Londres 2012 e distribuição aos Comitês Olímpicos e Paraolímpicos Nacionais.

Abril de 2013 a julho de 2015 – Acompanhamento das construções e reformas das instalações com necessidade de adaptações ou que precisem ser construídas.

Confira a entrevista completa de Pedro Furlan a Casa de Notícias explicando sobre o processo de seleção aberto pelo Comitê Olímpico Brasileiro.

Por Rosselane Giordani

 

Sem nome %281144 x 250 px%29