1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

GERAL

Jovens fazem blitz educativa após ciclo de palestras

Encerrou em novembro duas turmas de Educação para o Trânsito com adolescentes e jovens com idade entre 12 e 18 anos

20/11/2014 - 18:08


Blitze educativas foram realizadas essa semana no trânsito de Toledo por adolescentes e jovens com idade entre 12 e 18 anos. A ação marcou o encerramento das duas turmas do Curso de Educação para o Trânsito, realizado específico para adolescentes que cometeram o ato infracional relacionado ao trânsito.

A Secretaria Municipal de Assistência Social e Proteção a Família do município (SMAS), por meio do Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS-I), em parceria com a Coordenadoria de Educação para o Trânsito da Secretaria de Segurança e Trânsito (SMST) são responsáveis pela aplicação das medidas socioeducativas.

“A oficina é destinada a adolescentes e jovens com idade entre 12 e 18 anos e  tem como objetivo promover aos adolescentes atividades de cunho Socioeducativo no cumprimento da Medida de Prestação de Serviço à Comunidade, bem como exercer a aplicabilidade da Justiça Restaurativa”, explicou a coordenadora do CREAS-I, Martha Regina Rohr.

Educação para Trânsito

A atividade de Educação para Trânsito foi realizada na segunda pela manhã e nas terças no período da tarde, sempre no CREAS I. Ato todo, foram realizados cinco encontros. No primeiro foi realizada uma atividade com a família e/ou responsável pelo adolescente, com o intuito de conscientização em relação as conseqüências do ato infracional de dirigir sem CNH, esclarecimentos em relação ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e outras legislações.

De acordo com a coordenadora da Educação para Trânsito, Josefina da Costa dos Santos, os temas trabalhados no curso foram: cidadania; conscientização e legislação; ciclista e faixa de pedestre; segurança no trânsito; vídeos educativos; orientações de como proceder na Blitz Educativa. O encerramento da oficina é por meio de uma Blitz educativa. Os adolescentes também realizam uma avaliação no final da atividade. “Podemos realizar uma avaliação bastante positiva desta atividade. Os resultados estão sendo alcançados por meio da conscientização e dos aprendizados transformadores. A proposta é de ampliação das parcerias para manter o desenvolvimento desta atividade em 2015”, anunciou Martha Regina Rohr.

Sem nome %281144 x 250 px%29