1144x150 %284%29

GERAL

Criação de Fórum sobre o desenvolvimento local na perspectiva das mulheres será discutido em dezembro

A SPM foi promotora da oficina, no debate participaram Moema Viezzer e Maria Helena Guarezi, e como mediadora Maria Cecília Ferreira

21/11/2014 - 16:03


A 11º edição do Encontros e Caminhos Cultivando Água Boa (CAB) da Itaipu Binacional  encerrou nesta quinta-feira (20) em Foz do Iguaçu. Entre as atividades desenvolvidas estavam diversas oficinas, entre elas, a de Desenvolvimento Local na Perspectiva das Mulheres. O tema vinha sendo discutido pela Secretaria de Políticas para Mulheres (SPM) de Toledo desde março, e nesta edição do CAB foi acolhido pelo Programa de Incentivo à Equidade de Gênero da Itaipu Binacional. A SPM foi promotora da oficina, no debate participaram Moema Viezzer e Maria Helena Guarezi, e como mediadora Maria Cecília Ferreira.

As servidoras da SPM Toledo, Jaqueline Machado e Dayanne Paetzold participaram da coordenação da oficina. Segundo Jaqueline a ideia de montar a oficina no encontro do CAB veio da coordenadora do Programa de Incentivo à Equidade de Gênero da Itaipu Binacional, Maria Helena Guarezi. O objetivo foi apresentar às mulheres presentes uma discussão mais ampla sobre o papel da mulher como protagonista no desenvolvimento local, além da intenção de montar um Fórum Regional de discussão do Desenvolvimento Local a partir da perspectiva da Mulher. 

A assistente social da SPM, Jaqueline Machado, comentou que esta discussão sobre o papel da mulher no desenvolvimento local tem papel importante. “O que a gente percebe, e por isso a provocação para a discussão do desenvolvimento local a partir das mulheres, é de que não tem um espaço para as mulheres na questão da construção da discussão, da organização, do próprio modo de planejar o desenvolvimento local, não se pensa a partir da perspectiva de gêneros”, comentou. Além disso, Jaqueline ainda citou que foi apresentado ao coletivo toda a discussão já feita antes pelas mulheres do grupo do oeste sobre a questão. “Foi apresentado o que o grupo vinha discutindo até então, o porquê nós discutimos isso, e a ideia de criar o Fórum Regional”, contou.

Para aprofundar mais o assunto do desenvolvimento local, além da criação do Fórum, será feito, no dia três de dezembro, em Toledo, um encontro com as mulheres da região oeste para discutir sobre a temática e apontar perspectivas.

Durante o CAB 2014 outras oficinas foram realizadas, como Educação para sustentabilidade: uma nova governança; Saúde e sustentabilidade: da produção ao consumo; Desenvolvimento local na perspectiva das mulheres; Saneamento e coleta solidária; Biodiversidade: solo, água, fauna e flora; Educação de direitos humanos nas comunidades indígenas; Pesca e aquicultura; Cultura, educomunicação e sustentabilidade; e CAB internacional.

Sem nome %281144 x 250 px%29