1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

Prefeitura implanta semáforo e sincroniza sinalização na Maripá e na Santos Dumont

Uma das propostas aprovadas nestas reuniões era a semaforização de alguns pontos de grande fluxo de veículos

21/11/2014 - 17:15


As intervenções para melhorar a trafegabilidade e a segurança dos usuários – pedestres e condutores de veículos – em Toledo tem sido amplamente estudadas e gradativamente implantadas pelo Governo Municipal. Ainda em 2013, a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito (SMST) iniciou discussões com a sociedade, Foram 14 encontros com grupos, associações e entidades, onde foram apresentados estudos técnicos promovidos por instituições de ensino superior e pelos técnicos do Departamento de Trânsito e Rodoviário (Deptrans).

Uma das propostas aprovadas nestas reuniões era a semaforização de alguns pontos de grande fluxo de veículos. Um deles, no cruzamento da Avenida Maripá com a Rua Almirante Barroso, onde a sinalização entrará em funcionamento na próxima segunda-feira (24), às 7h. Esta é a primeira estrutura que vai contar com a sinalização para veículos e pedestres e será sincronizado com a os outros dois semáforos já existentes na via, nos cruzamentos com as Ruas Santos Dumont e Dom Pedro II.  “As mudanças no trânsito precisam são gradativas para que aconteça a adaptação dos usuários”, comentou o diretor do Deptrans, Fabiano Faria.

O início de funcionamento do semáforo também é considerado um marco pela Administração Municipal e contará com a presença do prefeito Beto Lunitti e autoridades. Segundo Beto, a estrutura da o pontapé no que está previsto em relação às vias principais contarem sinalização sincronizada. “Já teremos estes três primeiros semáforos operando de forma combinada, além dos que estão implantados na Rua Santos Dumont – esquinas com o Largo São Vicente de Paulo, Guarani e Nossa Senhora do Rocio – que também terão o mesmo sistema. Ainda vamos instalar em 2015 o Binário Leste/Oeste, constituído pelas Ruas XV de Novembro e Guarani”. Beto também lembrou que, com a sincronização, os veículos terão a oportunidade de trafegar sem interrupções. “Mantendo o limite de velocidade da via você passando por um destes pontos com o sinal verde irá circular com todos os outros abertos também”.

Semáforo Almirante Barroso x Maripá

O diretor do Deptrans, Fabiano Faria, afirmou que a instalação do semáforo no cruzamento da Rua Almirante Barroso com a Avenida Maripá se justifica pelo grande fluxo de veículos no local. Segundo ele, com a implantação de três pistas de rolamento na Almirante Barroso, somado ao grande fluxo de pedestres devido às  agências bancárias localizadas na região, contribuíram para que o municipio realizasse a semaforização. “A ação vai trazer segurança para todos que trafegam pelo local, sejam pedestres ou motoristas”. Fabiano ainda disse que para maior visibilidade da nova sinalização será realizada a poda das árvores e até a segunda-feira e, desde a quarta-feira (19), a estrutura já funciona em sinal de alerta.

Pinturas e sinalização

Além do processo de semaforização sincronizada previsto para o Centro, a aquisição de equipamentos de sinalização está contemplada nos contratos já assinados. “Temos várias mudanças acontecendo no trânsito e elas dependem de investimentos em placas, pinturas de faixas e aplicação de sinais luminosos como taxões”. Fabiano ainda comentou que estes materiais passaram por um registro de preços e serão comprados conforme a necessidade do Deptrans. A SMST também adquiriu uma máquina para demarcação de faixas, com recursos do Fundo Municipal de Trânsito. “Com o equipamento temos uma economia significativa nos trabalhos de pintura de faixas e demarcação de vias”, concluiu o diretor.

Sem nome %281144 x 250 px%29