1144x150 %284%29

GERAL

Produtores do município participam de 2º Seminário de Produtores de Leite DRS

Os participantes contaram com três palestras, além de uma tarde cheia de atividades no Centro de Eventos Ismael Sperafico

21/11/2014 - 17:41


Com o objetivo de impulsionar ainda mais no município a cadeia produtiva de leite, a Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, em parceria com diversas entidades realizou nesta sexta-feira (21) o 2º Seminário de Produtores de Leite DRS de Toledo. Mais de 300 produtores estavam presentes no evento. Durante toda a manhã, os produtores puderam contar com palestras, sorteio de brindes e um café da manhã especial. Ao meio dia os participantes tiveram almoço e a tarde contaram com atividades.

Os produtores participaram de três palestras. A primeira foi com o médico veterinário Bruno Moura, falando sobre “Causas de repetição de cio”, após foi com o Dr. Elir de Oliveira, que falou sobre “Planejamento Forrageiro”; a última foi com o engenheiro agrônomo Afonso Schneider, que falou sobre “DRS Leite e Linhas de Crédito”. Além disso, na ocasião, ainda foi feita a assinatura do decreto de permissão de uso de três carretas basculantes para os Condomínios de Cerro da Lola, Xaxim e Linha Real Santo Antônio. O valor dos equipamentos foi de R$ 31.800,00.

O objetivo do encontro é promover e capacitar o produtor rural na área de leite, contou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo, Delvo Baldin. “É importante fazer encontros como esses, já que através deste seminário nós estaremos capacitando, informando, repassando informações técnicas para que o produtor possa produzir mais e com mais qualidade. Dessa forma é bom para a qualidade de vida do produtor e também para a economia do município”, afirmou.

Parceiros do evento, como o Primato, também estiveram presentes. “Para nós é muito importante participar de eventos como esse, já que nós como cooperativa e com produtores de leite junto, é a nossa obrigação levar novas informações e tecnologias para o produtor rural”, contou Ilmo Welter, presidente da Primato. Também esteve presente o superintendente Regional do Banco do Brasil, Dirceu Tessaro, que informou que é importante fortalecer a cadeia do leite no município, levando Toledo a ter, também na cadeia do leite, se tornar referência. “Nosso objetivo é ajudar a comunidade, os produtores rurais”, disse Tessaro.

Para os produtores é um treinamento final de palestras, tanto de campo como teoricamente aonde foi mostrado e discutido o tema mais atual da realidade cruzando com a propriedade, contou o secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, José Augusto de Souza. “Hoje aqui vamos ter orientações sobre a questão da melhoria de pastagem, de gestão e até liberação de recursos para os produtores”, contou.

Segundo o prefeito Beto Lunitti, o Seminário era uma ótima oportunidade para os produtores de leite do município adquirirem ainda mais conhecimento. “Nós aqui em Toledo temos uma bacia leiteira considerável no Paraná, e a proposta do Governo Municipal é que os produtores de leite se qualifiquem cada vez mais buscando essa formação individual e com isso melhore a vida deles e da família, que é incremento da rede aplicando o conhecimento e as tecnologias do setor”, comentou.

Parceiros

Para a realização do segundo seminário, foram parceiros da Prefeitura, através da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, a Emater, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Toledo, Sindicato Rural de Toledo, Primato, Banco do Brasil e Senar.

Desenvolvimento Regional Sustentável (DRS)

O DRS é uma estratégia do Banco do Brasil juntamente com os parceiros, SAA Emater, Primato e Sindicatos patronais, com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento sustentável da cadeia produtiva de leite, através de ações que visam aumentar a produção de leite, reduzir os impactos ambientais, melhorar a qualidade do leite e fortalecer a organização da atividade.

Sem nome %281144 x 250 px%29