1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Professores paralisam e cobram promessas do governo do Estado

Mais de 11 municípios participaram do ato que aconteceu na Praça Willy Barth exigindo o cumprimento de promessas e explicações sobre o fechamento de escolas

 

26/11/2014 - 17:13


Em reivindicação a diversas questões ainda a resolver pelo Governo do Estado para a educação no Paraná, nesta quarta-feira (26) mais de 100 professores e funcionários fizeram uma ato de paralisação na Praça Willy Barth, em Toledo. Assuntos como progressões atrasadas, a eleição das diretorias de colégios, e ainda o repúdio ao ataque físico e verbal feito aos professores no último dia quatro de novembro na Assembleia Legislativa foram algumas das pautas citadas. Além de Toledo, a cidade de Santa Helena também paralisou em razão destes e outros assuntos a tratar com o Governo Estadual. Além disso, ainda há professores e funcionários que foram até Curitiba para fazer a paralisação e reivindicação. Mais de 11 municípios participaram do ato.

São diversas as pautas que estão sendo citadas para a paralisação desta quarta-feira, comentou o presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Paraná de Toledo (APP Sindicato), João Lopes. “São diversas coisas que não são simples que estamos reivindicando, e que estamos fazendo greve porque o governo do estado prometeu e não está cumprindo as promessas”, contou. Lopes citou alguns pontos que estão sendo abordados, como as eleições para a diretoria das escolas, que foram canceladas; os diversos compromissos de greve que o governo não cumpriu; a junção de turmas, formando salas de aula com muitos alunos; fechamento de escolas e CEEBJA; progressões dos meses de agosto e outubro atrasadas e não pagas; Sistema de Assistência a Saúde (SAS) que não está sendo pago, impedindo o uso; professores PSS que não estão recebendo por serviço; repúdio ao ataque físico e verbal feito no dia quatro de novembro aos professores e funcionários na Assembleia Legislativa; entre outras.

Além disso, o presidente ainda comentou que na cidade de Santa Helena, os professores também fizeram uma paralisação. “Foi em decorrência dos diversos pontos que todos estamos reivindicando, mas também pelo fato do Estado ter fechado turmas da Escola Estadual Graciliano Ramos”, expôs. Outro ponto destacado por Lopes foi que professores e funcionários de diversos municípios que compõe a APP Sindicato de Toledo foram até Curitiba participar da Assembleia Legislativa para fazer as reivindicações e cobrar respostas do governador do Estado.

Sem nome %281144 x 250 px%29