1144x150 %284%29

INFRAESTRUTURA & LOGÍSTICA

Município entrega reforma da ponte em Concórdia do Oeste

A ponte anterior foi construída em meados de 1980 e não era adequada para o trefego do maquinário

26/11/2014 - 18:26


Na última segunda-feira (24) foi entregue aos moradores de Concórdia do Oeste, a reforma de ampliação da ponte que liga a comunidade ao município de Ouro Verde do Oeste, através do Rio São Francisco. A obra representa mais um dos investimentos realizados visando a melhora da qualidade de vida dos moradores do interior de Toledo. Os investimentos foram de R$ 60 mil, através do orçamento da secretaria de Infraestrutura Rural.
A ponte que havia anteriormente no local, construída em meados de 1980, tinha a largura de quatro metros, o que era o suficiente para passagem de máquinas agrícolas da época. O secretário da pasta, Lídio Michels, afirmou que, com o avanço e ampliação das tecnologias das máquinas, não se podia mais passar no local, pois o risco de acidentes era muito grande. “A partir dessa problemática e a pedido da comunidade, a ponte que possui a extensão de aproximadamente 20 metros, foi alargada em mais dois metros”. Segundo ele, isso evitará que os produtores tenham a necessidade de fazer o desvio pela área urbana do município. “O risco de acidentes no trânsito diminui, além de economizar tempo e agilizar o processo de trânsito da produção”, comentou.
O prefeito Beto Lunitti comentou que esse investimento repercute em vários aspectos no que diz respeito a vida dos toledanos, moradores do interior. “Primeiro dá segurança para quem trafega no interior do município. Isso muda e qualifica a vida dessas pessoas e melhora a economia que é potencial no nosso município”, afirmou. Beto ainda ressaltou que é importante atender essas reivindicações das comunidades. “Muitas coisas são realizadas nas áreas rurais, que para quem mora na cidade não tem muita importância. Mas para nós é importante ouvir os produtores rurais e suas manifestações”.
Para o morador e produtor da região, Egon Portes, essa reestruturação significa o avanço que o município proporciona para as comunidades do interior. “É uma satisfação poder contar com essa atenção do município. Estávamos na expectativa de sua reforma e agora podemos cruzar a ponte tranquilamente e com conforto.” Segundo ele, essas obras que vem reforçar e engrandecer o município que é destaque para sua produção. “Dessa forma podemos avançar ainda mais, realizar nosso trabalho com dignidade e satisfação. As pontes, estradas, serviços, significam muito para nós”, afirmou.
No total, o município de Toledo conta com 55 pontes de concreto e mais 17 de madeira. O secretário de Infraestrutura Rural, Lídio Michels comentou que, a maioria das pontes de concreto ainda estão nessas dimensões estreitas e as de madeira também devem ser reestruturadas. “Já temos o levantamento para as próximas pontes, seguindo os pedidos das comunidades, como a que liga São Miguel e Vila Nova, sobre o Rio Lajeado Grande, e uma que existe em Novo Sarandi, sobre o Rio Gavião”, contou.
Investimentos no interior
As ações de investimento que o município realiza no interior, proporcionam a melhoria da qualidade de vida dos moradores. O prefeito Beto Lunitti comentou que além das reformas das pontes existem muitas outras ações, interligadas, realizadas em Toledo. “Estamos encerrando 2014 com 40 km concluídos do Programa Rodovias Rurais. Temos assinados contratos que vão totalizar quase 70 km de estradas nesse modelo, que proporcionam segurança, qualidade e melhor condição de trafegabilidade nas rodovias”.
Beto ainda ressaltou os programas de terraplanagem para aviários e chiqueirões, cascalhamento, solo brita e os programas conectados com a questão de mobilidade na produção de leite dando qualidade aos condomínios de leite. “Também é destaque a agricultura de precisão que já está em andamento, e o apoio ao homem e a mulher do campo através dos programas de aquisição de alimentos, tento o federal, quanto o municipal”, afirmou.
O interior também conta com as atividades do Orçamento Participativo, que apoia as associações, implantação de novas associações e equipamentos solicitados. “Estamos fortalecendo as escolas, a questão da saúde no interior, a situação de fazer com que o saneamento rural também aconteça através de mais regiões com atendimento de água encanada”, contou Beto. Outra iniciativa que reforça a economia toledana no interior é a implantação de uma nova matriz na economia e energética, a partir da implantação do Programa de Biogás.

Beto encerrou destacando a consolidação do interior e a construção da sucessão das propriedades. “O que estamos adotando são posturas em relação à tecnificação do campo. A economia de Toledo está baseada firmemente no setor produtivo rural e nós devemos ter ações para o presente e para o futuro. É todo um contexto conectado, para fazer que esse município cresça cada vez mais, de forma integral”.
 

Sem nome %281144 x 250 px%29