1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

CULTURA

Teatro Municipal celebrou seus 15 anos com peça teatral

No palco, a peça inspirada no poema "Máscaras", de Paulo Menotti Del Picchia, conta a história dos personagens

27/11/2014 - 16:10


Ícone da cultura toledana, o Teatro Municipal comemorou, na quarta-feira (26), seu 15º aniversário. No seu debute, a peça ‘Os Dois Amores de Colombina’ reuniu uma plateia que se encantou com o triângulo amoroso formado por Pierrot, Arlequim e Colombina. O espetáculo, interpretado pelos atores Jossane Ferraz, Renato Sbardelloto e Murilo Cesca, foi acompanhado também pelo prefeito Beto Lunitti e demais autoridades. A produção é da Cia Nossa Senhora do Teatro Contemporâneo.

O espetáculo é uma montagem que retoma a temática do clown (palhaço). No palco, a peça inspirada no poema "Máscaras", de Paulo Menotti Del Picchia, conta a história dos personagens. Cada descreve os sentimentos despertados pela colombina. O texto retrata Arlequim como o desejo, Colombina a mulher e Pierrot o sonho. “Trazer esta peça para um lugar que ama a cultura, que nos tratou com um profissionalismo extremo e nos fez sentir em casa é algo fantástico. Não esperávamos encontrar toda esta receptividade”, comentou o ator e produtor Isidoro Diniz, que com a peça celebra seus 35 anos de carreira.

Esta dedicação às causas da cultura foi destacada pelo prefeito Beto Lunitti. Segundo ele, a Secretaria de Cultura tem um grupo de servidores incansáveis na promoção de atividades que promovem a diversidade cultural. “Temos aqui pessoas que promovem a cultura e políticas públicas nesta área. Queremos que cada vez mais os cidadãos tenham acesso aos locais que promovam eventos desta natureza e também incentivar cursos e formações para desenvolvimento das artes”. Beto ainda pediu à população que ocupe os espaços voltados a este fim. “Oferecemos cursos em diversas áreas e em vários locais. Além disso, temos recitais, apresentações, festivais, tudo para que todos possam usufruir da arte e da cultura”, comentou.

Após a fala do prefeito, um show de interpretação tomou conta do Teatro. A simbologia do poema original de Del Picchia, carregado de simbolismos, começando pelos personagens, vestidos de fantasias características de cada papel, mostrou o universo fantasioso que cada o trio de protagonista cria em torno do amor. O público acompanhou atento o desenrolar da história. “Foi uma ótima plateia. Participativa, atenta e respeitosa com os atores”, disse o diretor Cesar Almeida.

Teatro Municipal

Desde 1999 o local recebe artistas do Brasil e do mundo. Porém, sua principal característica é servir como palco para os talentos da casa. Terceiro maior do Paraná, o local encanta os que conhecem o espaço. “Ficamos maravilhados em ter a nossa disposição um local como este, que não perde em nada para as casas localizadas em grandes centros”, disse o diretor da peça ‘Os Dois Amores de Colombina’, Cesar Almeida.

A estrutura também foi elogiada pelos atores. “É muito bom estar aqui, em um local que dá todas as condições para realizarmos bem o nosso trabalho”, disse o artista Renato Sbardelloto (Pierrot). Ele ainda acrescentou que, a exemplo da atriz da peça Jossane Ferraz (Colombina), possui familiares e amigos na região. “Sou de Cascavel, mas tive aulas de teatro aqui em Toledo, na Casa da Cultura”. Para o assessor técnico da Secretaria de Cultura, Ivan Júnior Peron, isto é algo que motiva ainda mais os artistas locais.

Estrutura

Inaugurado no dia 26 de novembro de 1999, o Teatro Municipal de Toledo foi construído com recursos do Ministério da Cultura, do estado e do município. Considerado o terceiro maior do Paraná, com 2.974,18 metros quadrados de área construída, possui 1.022 poltronas distribuídas em dois planos, sendo 777 lugares no setor de platéia e 245 no balcão, além de possuir cadeiras para obesos e portadores de necessidades especiais.

O palco tem 400 metros quadrados e conta ainda com camarins, salas de ensaios e outros espaços ocupados pela administração e manutenção. O uso do espaço vai além de peças e outros espetáculos. O hall de entrada é utilizado para exposições de artes e lançamentos de livros de toledanos e de artistas de outros municípios da região. Possui estacionamento próprio, com acesso para os cadeirantes e pessoas com necessidades especiais.

Para a secretária de Comunicação e responsável pela Secretaria de Cultura, Rosselane Giordani, um município poder contar com uma estrutura desta magnitude contribui para o desenvolvimento da cultura. “Todo mundo quer se apresentar no Teatro. O local é palco das apresentações e recitais das escolas de música, artes e dança do município e também do que é oferecido pela Casa da Cultura”. Rosselane também disse que, com uma casa que acolhe grandes eventos devido à sua estrutura, muitas pessoas têm a oportunidade de acompanhar uma peça, um espetáculo e acabam gostando e buscando vivenciar mais e mais estes momentos artísticos. “Fomenta a arte e a formação de artistas”, concluiu.

Sem nome %281144 x 250 px%29