1144 x 150 anu%e2%95%a0%c3%bcncio casa de noti%e2%95%a0%c3%bcciasconstrua pre%e2%95%a0%c3%bcdios no biopark

SAÚDE

Agentes comunitários de saúde participarão da Oficina ‘Saberes e Sabores’

A atividade acontece na terça-feira (02), às 8h30, no Salão da Paróquia Sagrada Família do Jardim Panorama e contará com a participação de 30 pessoas

27/11/2014 - 16:20


Para capacitar os agentes comunitários de saúde e merendeiras do município, a Secretaria de Saúde está organizando a ‘Oficina Saberes e Sabores’. A ação acontece na próxima terça-feira (02), às 8h30, no Salão da Paróquia Sagrada Família, no Jardim Panorama. A intenção é ensinar o uso das plantas aromáticas e condimentares do Projeto de Plantas Medicinais e Meio Ambiente na busca por uma alimentação saudável  e na prevenção de doenças. Haverá aula prática e os pratos elaborados serão servidos no almoço para os participantes.

O objetivo da oficina é passar orientações para os agentes e as merendeiras. “Nós queremos mostrar uma forma dos participantes poderem estar utilizando as plantas aromáticas na alimentação, visando à melhoria da saúde das pessoas”, contou a coordenadora do Programa de Plantas Medicinais e Fitoterápicos Elenir Rudek. Segundo ela, aproximadamente 30 pessoas irão participar da oficina onde aprenderão a fazer diferentes receitas com as plantas aromáticas e como utilizar as plantas medicinais. “Nós estamos empenhadas nesse treinamento, pois temos bastantes mudas no Florir Toledo que podem ser utilizadas por toda a população”, disse.

Além disso, a coordenadora ainda comentou que é importante realizar esse tipo de ação para repassar conhecimento para os agentes. “Estamos transmitindo o conhecimento e divulgando o projeto de plantas medicinais que em dezembro termina. O Ministério da Saúde já conversou com o município para que a gente dê continuidade com as próprias pernas a partir de 2015, para ele não findar aqui”, expôs.

Florir cultiva plantas medicinais para a população

Os 54 adolescentes que participam do Projeto Florir Toledo no município também auxiliam na produção das plantas medicinais fitoterápicas. Os jovens desenvolvem uma atividade chamada ‘Oficina da Terra’, onde aprendem diferentes cultivos, como produzir plantas e cuidados no plantio. Para colocar em prática o que aprenderam, na segunda-feira, oito de dezembro, a partir das 8h30, os adolescentes distribuirão para a comunidade as plantas medicinais que são produzidas na estufa do Florir Toledo.

Segundo o coordenador do Florir Toledo, Oséias Soares dos Santos, são aproximadamente cinco mil mudas que serão entregues. “As plantas medicinais serão distribuídas para toda a população que quiser e ainda terá agentes da saúde dando informações básicas de como utilizá-las corretamente no preparo do chá”. Durante todo o dia o Florir estará de portas aberta para receber a população. “Para as pessoas que quiserem as plantas, nós estaremos abertos das 08h às 10h30 e das 13h30 às 16h30”. O Florir Toledo fica na Rua Corbélia, 830, no Jardim Santa Maria.

Sobre o Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos

O Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos, instituído em dezembro de 2009, tem como objetivo inserir, com segurança, eficácia e qualidade, plantas medicinais, fitoterápicos e serviços relacionados à Fitoterapia no SUS. O programa busca também promover e reconhecer as práticas populares e tradicionais de uso de plantas medicinais e remédios caseiros. A partir de 2009, o SUS passou a ampliar a lista de medicamentos fitoterápicos disponíveis na assistência farmacêutica básica em todo o país. Atualmente, são oferecidos 12 fitoterápicos derivados de Espinheira Santa, para gastrites e úlceras, e de Guaco, para tosses e gripes entre outros.

Sem nome %281144 x 250 px%29