1144x150 %284%29

GERAL

Prefeito Beto Lunitti destaca a força do cooperativismo toledano em festa dos 20 anos da Coamo no Oeste

A data marcou ainda a véspera dos 44 anos de Fundação da Cooperativa

27/11/2014 - 17:46


Com direito a bolo e parabéns, a Coamo Agroindustrial Cooperativa comemorou, nesta quinta-feira (27), os 20 anos de presença no oeste do Paraná. A data marcou ainda a véspera dos 44 anos de Fundação da Cooperativa. A comemoração em Toledo contou com a presença de centenas de produtores, o diretor-presidente da Coamo, José Aroldo Gallassini, do prefeito Beto Lunitti e diversos representantes políticos, em cerimônia na sede da Cooperativa.

O cooperado pioneiro, Solano Roberto Engelmann, destacou que o momento foi de ação de graças. “Estamos comemorando 20 anos e quero destacar que mais do que a bela estrutura que temos hoje, o que de melhor conquistamos foi à estabilidade e a segurança que permitiu que investíssemos mais em nossas propriedades e contribuiu para o bem estar que gozamos hoje”.

Além do clima e do solo favoráveis, o prefeito Beto Lunitti, salientou o diferencial de Toledo na força de seu povo. “Temos aqui pessoas trabalhadoras, com espírito cooperativista e empreendedor que produz nessa terra, para todo o mundo. Quando se junta tudo isso ao trabalho de uma cooperativa como a Coamo só podemos colher bons frutos”. O prefeito lembrou ainda, o papel importante do poder público no desenvolvimento da produção agrícola no país e, em especial, em Toledo. “Tivemos diversos gestores preocupados, que ao seu tempo e olhar fizeram muito pelo setor, e nós estamos fazendo a nossa parte, com grandes investimos, como por exemplo, as Rodovias Rurais, o novo programa de Agricultura de Precisão, entre outros que estamos implantando e fortalecendo. Além disso, a agricultura cresceu muito no país nos últimos anos, devido ao olhar atendo do Governo Federal que promoveu um ambiente favorável para tanto”, comentou ao pedir ao diretor-presidente da Coamo o recebimento de área para a implantação do campus da UFPR em Toledo, com o curso de Medicina e investimentos em unidade Fabril no município.

Em sua fala, o diretor-presidente, José Aroldo Gallassini, destacou o diferencial da região oeste. “Os cooperados são diferentes, por se tratar também de uma região diferente, diversificada e rica, com uma economia diferente. Quando entramos aqui recebemos uma reação de desconfiança de que não ficaríamos por muito tempo e conseguimos provar que viemos para ficar e crescer junto com nossos cooperados. Temos orgulho de ser a 52° maior empresa do Brasil, contar com 27.400 cooperados e cerca de sete mil colaboradores. Nesses 20 anos posso dizer que a administração da Coamo se sente muito satisfeita com a região oeste, que se desenvolveu muito”, comentou.

Ao longo dos anos, a Cooperativa não só cresceu, como colaborou para o crescimento dos produtores cooperados. Segundo o presidente do Sindicato Rural Patronal de Toledo, Nelson Paludo, o diretor-presidente da Cooperativa representa o setor. “Não só no Brasil, como no mundo. Hoje é um passo para o nosso futuro. Temos que ser mais profissionais e modernizar ainda mais para o futuro. E temos condição para isso, por termos a cooperativa, e Toledo em especial, ter cursos como agropecuária e veterinária a disposição dos nossos jovens, assim como diversas políticas de incentivo”, finalizou.

Sem nome %281144 x 250 px%29