Img 3650

GERAL

Prefeitura inicia plantio de 500 mudas seguindo o Plano Municipal de Arborização

Essa semana a Prefeitura iniciou o plantio de 500 mudas de árvores nativas em vias da cidade substituindo as falsas murtas

19/12/2014 - 17:47


O prefeito Beto Lunitti sancionou em 2013 a Lei 2.154 que cria o Plano Municipal de Arborização Urbana de Toledo (PMAUT). Uma das ações do plano é atender Lei Estadual n° 15.953/2008 e substituir a espécie Murraya paniculata, conhecida por Falsa Murta, que está presente em todo o município, tanto na cidade, quanto no interior. Segundo especialistas da Secretaria de Meio Ambiente (SMA) essa espécie florestal é hospedeira de uma bactéria que causa grandes problemas a citricultura paranaense. Em função disso, essa semana a Prefeitura iniciou o plantio de 500 mudas de árvores nativas em vias da cidade substituindo as falsas murtas

Este ano foi realizado um processo licitatório para contratação da empresa para essa finalidade. A empresa Rafaline Comércio de Plantas, de Toledo, ganhou o certame e iniciou os trabalhos essa semana. Após a retirada das murtas, feita pelo município, a empresa está realizando o trabalho de plantio das novas espécies.

O trabalho iniciou na Avenida Parigot de Souza com a retirada de 95 mudas de Falsa Murta. No local já foi realizado o plantio inicial de 170 mudas de Extremosa, nas cores branca e rosa. Essa é uma planta nativa já prevista no Plano de Arborização, mais de 250 mudas serão plantadas somente nessa avenida, uma das mais importantes da cidade. Os espaços vazios também serão beneficiados.

Segundo o engenheiro florestal da Secretaria de Meio Ambiente, Paulo Jorge Silva de Oliveira, nessa primeira etapa serão plantadas 500 mudas de diversas árvores, atendendo também as Ruas Almirante Barroso, Sarandi, Largo São Vicente de Paula e Avenida Cirne Lima. “Cada rua receberá uma espécie diferente de planta, aumentando a diversidade de espécies, conforme prevê o PMAUT. Além de extremosas brancas e rosas, serão plantadas quaresmeiras, ipês branco e amarelo, calistemon, entre outras de origem nativa”, afirmou Oliveira.

O engenheiro informou ainda que no PMAUT foi detectado que em Toledo a arborização possui 57% de espécies exóticas. “Isso não é bom, porque primeiro não é feito a disseminação de fauna. É importante que haja a diversidade de plantas no perímetro urbano para atrair outras espécies de aves. Hoje temos um número grande de pombos dominando os espaços urbanos. Ao introduzirmos outras vegetações favorecemos a vinda de outras aves, como bem-te-vis, cardeais, canários, joão-de-barros, entre outras que favoreçam o equilíbrio ambiental da cidade”, explicou o engenheiro florestal.

O Plano de Arborização é um projeto para ser executado em 20 anos e deve envolver toda a comunidade. A Educação Ambiental é o eixo principal do plano, pois será o elo entre o cidadão e o poder público. Segundo Oliveria, se houver conscientização, no caso de uma planta quebrada ou que não está se desenvolvendo adequadamente, essa pessoa tanto pode entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para informar a situação, como também pode auxiliar a resolver o problema, seja restaurando ou irrigando aquela planta.

“É importante que a comunidade esteja consciente da importância dessa ação, pois visa o benefício do próprio contribuinte. Cuidar do verde e do espaço público é dever de todo cidadão que ama sua terra”, frisa o Engenheiro Florestal. Em caso de depredação, mudas quebradas, falta de água ou mudas sem tutor (estaca) qualquer pessoa pode entrar em contato com a SMA por meio do telefone 3277-6578.

Cerca de 2 mil árvores devem ser plantadas em 2015

Esse primeiro momento, onde serão plantadas cerca de 500 árvores, deverá ser encerrado no final de janeiro. Depois disso, em março está previsto o início da segunda etapa, que consistirá na erradicação das murtas em outros locais, bem como a reposição da arborização que estiver faltando.

Dependendo da localidade, uma espécie diferente será colocada, pois o PMAU prevê espécies distintas para regiões altas da cidade, e regiões de baixada. Em 2015 devem ser plantadas aproximadamente duas mil mudas de plantas nativas apenas na parte urbana da cidade.

Sem nome %281144 x 250 px%29