1144x150 %284%29

GERAL

Meninas a partir de nove anos também poderão se vacinar contra o HPV a partir do dia 10 de março

A vacina contra o HPV é gratuita e tem eficácia comprovada para proteger mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual

28/01/2015 - 18:52


Incorporada ao calendário nacional de vacinação, a vacina contra o HPV continua disponível nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) de Toledo. A imunização começou no ano passado para meninas de 11 a 13 anos e teve a faixa etária ampliada pelo Ministério da Saúde em 2015, disponível para meninas dos nove aos 11 anos, a partir do dia 10 de março.

A vacina contra o HPV é gratuita e tem eficácia comprovada em mulheres que ainda não iniciaram a vida sexual e, por isso, não tiveram nenhum contato com o vírus. A enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Rosana Cerbarro, lembrou a importância da imunização. “É a única que protege contra o papilomavírus humano, responsável por 70% dos casos de câncer de colo de útero em todo o mundo. A doença é a terceira principal causa de morte por câncer entre mulheres no Brasil”.

Rosana destacou que as meninas que já tomaram a primeira dose devem ficar atentas ao prazo para a segunda dose.  “O cronograma prevê a 2° dose seis meses após a primeira, então as adolescentes que se vacinaram no início da campanha já podem retornar a UBS para mais uma vacina, levando o comprovante de vacinação”, explicou.

Quem ainda não se vacinou e/ou que se enquadra na nova faixa etária, deve procurar a UBS mais próxima acompanhada de um responsável e com o comprovante de vacinação em mãos.  A 3° dose ocorre cinco anos após a 1ª dose, garantindo uma imunização eficaz e duradoura.

Sem nome %281144 x 250 px%29