1144x150 %284%29

EDUCAÇÃO

Diretores de escolas e CMEI’s participam de encontro pedagógico

A primeira agenda dos diretores das escolas municipais e centros municipais de educação infantil (CMEI’s) para o ano letivo de 2015 aconteceu nesta quinta-feira (29). Um encontro, realizado no Auditório Acary de Oliveira, na Prefeitura, tratou de diversos assuntos. O momento serviu para que os diretores conhecessem o funcionamento e gestão da Educação no município e outros setores, além de aprender a gerenciar a área pedagógica e administrativa das escolas. Participaram os responsáveis pelas 36 escolas e 26 CMEI’s do município.

29/01/2015 - 17:33


Pela manhã, os diretores tiveram orientações sobre a melhor condução das escolas e receberam alguns materiais pedagógicos. Já no período da tarde, foram repassadas informações sobre a nova estruturação da Saúde. Na ocasião, o prefeito Beto Lunitti, acompanhado do presidente da Câmara de Vereadores Ademar Dorfschmidt, expôs todos os esforços do município para colocar a Unidade de Pronto Atendimento Doutor José Ivo Alves da Rocha, a UPA da Vila Becker, em funcionamento. Beto também explicou como será o novo fluxo de atendimento no Mini Hospital, que passará a ser uma unidade básica de saúde.

Beto também agradeceu aos professores e desejou um bom ano de trabalho a todos e reforçou a data da abertura do ano letivo. “No dia cinco de fevereiro, no Teatro Municipal, estaremos todos participando deste grande momento”. Na ocasião, os diretores das escolas e CMEI’s tomarão posse oficialmente.

Após, o secretário de Administração, Amauri Linke, que assume interinamente a Assessoria de Assuntos Comunitários durante as férias do seu titular, Valtair Apolinário, repassou orientações sobre questões administrativas e também sobre o Orçamento Participativo (OP). Amauri falou sobre o Programa Cidades Digitais e outros assuntos referentes à Secretaria de Administração, além de frisar a importância da comunidade escolar participar das assembléias do OP. “Em 2014 foram investidos, por meio deste Programa, mais de R$ 1,5 milhoes que melhoraram significativamente a infraestrutura das unidades escolares”, completou.

As servidoras da Secretaria de Recursos Humanos, juntamente com a secretária Marines Betega, detalharam as avaliações de desempenho, fluxo de trabalho e protocolo. A diretora da Escola Municipal Olivo Beal, do César Parque, Roni Martinelle, comentou o momento é importante para os diretores das escolas, tanto os que já estão no cargo, quanto os que estão assumindo agora. “Acho que é primordial esse trabalho, para a gente dar um direcionamento bacana no início do ano, para conhecer também aquilo que a gente vai fazer no decorrer do ano”. A diretora ainda comentou que com esta ação os servidores que assumirão a direção das escolas vão assimilar melhor aquilo que a Secretaria de Educação pretende fazer em 2015.

A secretária de Educação, Tania de Grandi, confirmou o que foi dito pela diretora da Olivo Beal. “A intenção é qualificar a educação em Toledo. A Secretaria, com este evento, acolhe os novos diretores que farão a gestão 2015/2016. Pela manhã eles receberam instruções para a condução das escolas. À tarde foram assuntos diversos, porém pertinentes ao bom andamento das atividades escolares”. Na sexta-feira (29) os coordenadores pedagógicos das escolas terão orientações sobre os aspectos da pedagogia.

Volta às aulas

No dia 5 de fevereiro, no Teatro Municipal, às 20h, acontece a abertura oficial do ano letivo, com a participação do conferencista Miguel Gonzáles Arroyo, sociólogo e educador espanhol, que já foi professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e que atualmente acompanha propostas educativas em várias redes municipais e estaduais do país. Os diretores eleitos das escolas também tomam posse neste dia. No dia 6 começa a preparação e planejamento das aulas, que terão início no dia 9.

Sem nome %281144 x 250 px%29