1144 x 150 anu%cc%81ncio casa de noti%cc%81cias eu garanto o aluguel

ESPORTES

SMEL lança Projeto Nade Pioneiro a fim de transformar a realidade de crianças e adolescentes do bairro

O projeto marca mais uma ação de descentralização do Esporte e do Lazer no município

27/02/2015 - 14:13


A comunidade lotou as arquibancadas ao entorno da Piscina Aldo Belo, na Vila Pioneira, nesta quinta-feira (26). O centro das atenções era a água, que a cada som do apito se agitava ao receber uma garotada sonhadora. Braçada por braçada eles chegam mais perto de um sonho que a Secretaria de Esportes e Lazer (SMEL) de Toledo decidiu apostar. Na ocasião, a SMEL lançou o Projeto Nade Pioneiro, com o objetivo de incentivar os atletas do bairro a competirem pelo município, por meio de treinamento qualificado de Natação.

O ato marcou na história a simples quinta-feira de fevereiro, ao pintá-la de esperança para muitos toledanos que vivem na região da Grande Vila Pioneiro.  Entre tantos garotos que treinam na piscina, Jeferson Ribeiro de Souza, é inspiração. O mais velho da turma se destaca pelo potencial esportivo e sonha alto. “Eu entrei na Natação por causa de uma bronquite e hoje o esporte é a minha vida. O espaço aqui me trouxe a oportunidade de treinar para competir e com esse projeto espero chegar mais longe”, comentou.

A oportunidade dada às crianças e adolescentes foi destacada pela secretária de Esportes e Lazer, Marli Gonçalves Costa, como foco principal do processo de descentralização do setor em Toledo. “Como servidora do município eu sempre notei a carência de estrutura e de atendimento profissional nos bairros, e quando assumimos a SMEL nosso maior desafio era mudar essa realidade. Graças ao grande incentivo do prefeito Beto Lunitti e do vice-prefeito Adelar Pelanka já avançamos muito na descentralização do esporte e do lazer e estamos trabalhando para melhorar cada vez mais”, comentou ela, ao destacar que a comunidade ainda vai ouvir falar muito sobre o projeto Nade Pioneiro.

 Com alegria, o prefeito Beto Lunitti salientou a capacidade do esporte de mudar a vida das pessoas. “A Vila Pioneiro tem um olhar carinhoso do Governo Municipal. Esse momento que vemos aqui demonstra a preocupação que temos em oportunizar um futuro melhor para os nossos cidadãos”.

Opinião compartilhada pelo vice-prefeito Adelar Holsbach Pelanka, que destacou o papel fundamental do esporte em sua vida. “Uma simples atividade faz toda a diferença, afinal hoje nem tudo é remédio e aqui temos a condição de ajudar nossa saúde de forma gratuita. Aproveitem esse espaço maravilhoso”.

“Parabéns”, com essa palavra a vereadora Sueli Guerra - representando o Presidente da Câmara, vereador Ademar Dorfschmidt – exaltou o trabalho do Governo Municipal e da Secretaria de Esportes e Lazer. “Como já comentado, sabemos o papel importante do esporte nas nossas vidas. Hoje olhando essas crianças, pensei: quantos de nós tivemos essa oportunidade? Essa é mais uma conquista destes dois anos de mandato, para Vila Pioneiro”.

Por fim, o treinador, Heber Sander Zulian, da Associação Toledo Natação resumiu o projeto Nade Pioneiro como transformador e agradeceu o Governo Municipal. “Nós somos parceiros desse projeto da SMEL, porque acreditamos que aqui temos um grande potencial. São cerca de 100 crianças, com uma equipe de competição com aproximadamente 20 atletas”.

Zulian lembrou ainda, a importância da natação na formação social da garotada. “Esse é um dos esportes mais completos e aqui nós tiramos as crianças da rua e oferecemos uma atividade que melhora a saúde e inclusive seu desempenho escolar e suas relações interpessoais, além de oferecermos a chance de ser um atleta”. Após o ato de lançamento do projeto Nade Pioneiro, foi a vez de a comunidade cair na água para uma aula de hidroginástica que animou os presentes.

Outros investimentos

O prefeito lembrou ainda, que além do projeto Nade Pioneiro, a Vila tem tido outras conquistas. “Para 2015 prevemos a reforma completa do Ginásio Euzébio Garcia, em anexo a piscina. Também estamos em fase de estudo para construção do Hospital Municipal que será nesta região. Vamos executar a reforma completa da Escola Municipal Pedro Brum (CAIC) e, além disso, estamos investindo não só no esporte, mas nas ações de Cultura no bairro, a fim de garantir uma qualidade de vida cada vez melhor para vocês”. 

 

Sem nome %281144 x 250 px%29