1144x150 %284%29

Prefeito anuncia trégua do movimento dos caminhoneiros em Toledo

Caminhoneiros da região atenderam o pedido de trégua aos bloqueios após apelo do prefeito Beto Lunitti na tentativa de sensibilizar a categoria sobre os prejuízos que as paralisações estão provocando na economia regional. Segundo as lideranças a trégua por tempo indeterminado depende do resultado das negociações que estão acontecendo em Brasília, no Senado. A pauta da discussão passa pelo compromisso do Governo Federal em fixar uma tabela mínima do frete. Segundo as lideranças a interferência do Governo Municipal foi decisiva para decisão da trégua. “Foi um voto de confiança ao governo para que as negociações avancem”, afirmou o caminhoneiro Maico Bombana.

02/03/2015 - 20:16


Após encontros e reuniões realizadas no domingo na Câmara Municipal de Vereadores a convite do presidente Ademar Dorfschimdt e também nesta segunda-feira – que contou com a presença de membros de sindicatos, empresários e lideranças políticas – a categoria acenou nesta tarde com o atendimento ao pedido do prefeito Beto Lunitti de trégua aos bloqueios. Maico Bombana frisou que a intervenção do prefeito garantiu que desde domingo os caminhões da BRF pudessem circular, uma vez que até então haviam quatro bloqueios apenas dentro do município que impediam a entrada e saída de caminhões. A liderança informou que em outras localidades permanecem os bloqueios até o término da reunião em Brasília. 

O prefeito Beto Lunitti informou que o diálogo entre lideranças e os caminhoneiros avançou para o entendimento que é necessário buscar soluções para os impasses e proteger a economia regional.  “Nós tivemos duas reuniões com os dirigentes do movimento e com os dirigentes sindicais. No final da tarde recebi a informação de que dentro do contexto discutido o movimento aqui de Toledo textualmente diz que dá um voto de confiança ao Governo e estabelece uma trégua na mobilização. É importante dizer que dentro do contexto de negociação aqui no Município estabelecemos o bom diálogo colocando todas as perspectivas e também a preocupação com a cadeia produtiva e a economia do nosso município”, disse o prefeito Beto Lunitti ao anunciar a trégua.

 

Beto pontuou que houve essa compreensão dos dirigentes e também dos motoristas e que só tem a agradecer essa posição que o movimento toma. “Isso é importante, é salutar, pois sempre o bom diálogo traz as soluções para os problemas, então ficamos felizes no sentido de que o Governo também se posiciona favoravelmente no sentido de atender as demandas do movimento dos caminhoneiros a nível nacional e que agora os caminhoneiros de Toledo que estão mobilizados compreendem que é preciso e necessária a trégua na manifestação, justamente para que o Governo Federal possa tomar as medidas que realmente atendam as expectativas e as demandas dos caminhoneiros. Então ficamos felizes por isso e espero que as demais regiões do Paraná, do Sul do país e do Brasil a fora também tenham essa clareza e essa grandeza de decisão”, reforça Lunitti.

O prefeito ressaltou que essa construção foi feita a várias mãos, onde participaram todos os vereadores, o deputado federal Dilceu Sperafico e membros de várias entidades e empresas de Toledo.

 

Sem nome %281144 x 250 px%29