Img 3650

GERAL

Certificação digital de documentos pode ser feita pela internet

O Departamento de Imprensa Oficial do Estado do Paraná já tem à disposição dos interessados, a partir desta terça-feira (19), a certificação digital de documentos pela internet. O serviço gratuito a toda população atende informações publicadas pelos quatro Diários Oficias. Com o novo sistema é possível consultar, fazer a leitura e o download do documento com a certificação digital. Antes as certificações eram solicitadas por telefone ou pessoalmente e envidas por meio do correio. “O cidadão passa a ganhar com a agilidade e com a segurança do procedimento, e o Estado com a economia de custo”, afirmou o presidente do Departamento, Ivens Pacheco.

19/04/2011 - 13:54


O selo digital que autentica o documento publicado tem critérios de segurança, como o código localizador - que é um número gerado a cada pedido. “A partir do numerador único o documento fica infinitamente no sistema. Outros critérios, como o Diário Oficial, o número do protocolo e a data da publicação garantem mais segurança”, explica o supervisor dos Diários Oficiais, Fábio Marinho.
Publicação
Além do sistema de certificação digital, a Imprensa Oficial modernizou a plataforma de envio e publicação de matérias em Diários Oficiais. O sistema desenvolvido pela Companhia de Informática do Paraná (Celepar) poupa tempo e diminui a possibilidade de erros. Atualmente, o sistema atende 35 órgãos do Governo (secretarias, autarquias, institutos).
A Imprensa oferta ao cliente uma chave de acesso para solicitar a publicação da informação. Desde o envio da matéria até a publicação online, são registrados os nomes de clientes e funcionários e a data dos acessos neste documento. “O sistema tem este procedimento para evitar fraude e adulteração de dados”, disse Pacheco.
Antes de o sistema vigorar, era preciso dois dias a partir da solicitação para a publicação da informação em um dos Diários. “A Imprensa Oficial tem procedimentos internos automatizados com mais segurança, porque você não trabalha mais de forma manual com os documentos e sim através do sistema. Esperamos conseguir que a matéria seja publicada online no dia após a solicitação”, afirmou Marinho.

Passo a passo – Aprenda como tirar a certificação digital de um documento publicado em Diário Oficial.
1- Acessar o link Consulta de Matérias no site da Imprensa Oficial do Paraná (www.imprensaoficial.pr.gov.br);
2- Deve-se ter em mãos o nome da pessoa ou empresa que deseja encontrar o documento e o período da publicação;
3- Localizar a informação desejada no Diário Oficial;
4- Acessar o link “fazer o download da página com o localizador”;
5- Será gerado um arquivo em pdf para a impressão.

Sem nome %281144 x 250 px%29